Venda de veículos eletrificados cresce 90,2% em Minas Gerais no primeiro trimestre
O mercado de veículos elétricos e híbridos segue em ascensão e cada vez mais conquista a preferência dos consumidores em Minas Gerais. No primeiro trimestre deste ano, os novos emplacamentos avançaram 90,2% no Estado na comparação com o mesmo período de 2024, atingindo 4.271 unidades, conforme aponta o recente levantamento realizado pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
A alta procura nesse segmento levou Minas Gerais a saltar da 5ª para a 3ª posição entre os principais mercados nacionais em apenas um ano. Atualmente, o Estado fica atrás apenas de São Paulo e Distrito Federal, que comercializaram 15.200 e 4.723 unidades nos três primeiros meses do ano.
De acordo com o vice-presidente da ABVE, Thiago Sugahara, a evolução do mercado de veículos elétricos e híbridos no Brasil e no mundo vem surpreendendo ano após ano, e Minas Gerais ganha cada vez mais protagonismo nesse contexto. Ao incluir também os micro-híbridos (MHEV), o dirigente destaca que o Estado segue crescendo em ritmo acelerado, registrando o dobro do conquistado na média nacional, evidenciando o potencial da categoria.
Com 2.672 emplacamentos entre janeiro e março deste ano, Belo Horizonte é a terceira cidade brasileira com o maior volume de vendas. No último ano, a capital mineira ampliou a participação em nível nacional e estadual, e hoje responde por 62,6% do total emplacado em território mineiro.
Em seguida, Uberlândia e Juiz de Fora também se destacaram e, juntas, ultrapassam 10% do mercado estadual. Ambas as cidades se destacam pela elevada atração de investimentos em segmentos como indústria e agronegócio, alavancando o poder de compra da população e incentivando a adoção de novas tecnologias.
Para Sugahara, a disponibilidade de eletrificados, antes concentrada nas regiões Sul e Sudeste e em grandes capitais, agora ganha corpo em outras localidades. “Ao longo dos anos, notamos uma crescente descentralização da eletromobilidade, que ganha cada vez mais espaço em outras cidades, como observado no interior de Minas Gerais”, destaca.
Os avanços estariam conectados ao investimento crescente em infraestrutura, especialmente na construção de eletropostos públicos e semipúblicos. Em 2025, as estruturas de recarga cresceram 22,16% e contam com 940 pontos espalhados pelo Estado.
“Os carregadores públicos são importantes, principalmente para viagens, permitindo maior autonomia de trajeto. Minas é um estado extenso, com muitas rodovias e é importante que essa infraestrutura cresça ao longo ano”, pontua o dirigente.
Aproximação com a China não deve impactar mercado nacional
Após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impor tarifas de 25% sobre todos os carros produzidos fora do país, o comércio global se articula para minimizar os efeitos da medida protecionista. Com isso, fabricantes internacionais estariam em busca de alternativas logísticas e operacionais, que podem incluir a ampliação do comércio no Brasil.
Diante da expectativa de aumento nas importações de veículos provenientes de países como a China, cresce a pressão para elevar a tributação sobre os carros chineses. A medida conta com o apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), que argumenta ser essencial para proteger os empregos e manter os investimentos na cadeia produtiva nacional.
No entanto, Sugahara ressalta a necessidade de previsibilidade para que as empresas possam dar sequência aos investimentos no Brasil. “O imposto de importação sobe de forma planejada para recompor a tarifa de 35% até 2026. Precisamos de um olhar para a cadeia produtiva total, que trabalhará com a infraestrutura para eletrificados”, argumenta.
A partir deste ano, é esperada a comercialização de marcas inéditas no País, como as chinesas Omoda Jaecoo e Gac Motor. “O governo tem se mostrado hábil em atrair novos investimentos e a tendência é que, ao longo dos próximos meses, mais empresas possam chegar ao território nacional”, reforça o dirigente.
Como parte desses esforços, o governo federal e a ABVE estão no país asiático para discutir a ampliação da produção e comercialização de carros elétricos no Brasil. Nos próximos dias, membros da entidade participarão do salão do automóvel de Xangai – um dos eventos automotivos mais importantes do planeta. “Estamos acompanhando os lançamentos para entendermos as novidades e de que forma elas podem chegar ao Brasil nos próximos anos”, conclui.
Fonte: Diário do Comércio