Azeite produzido em Minas é o único brasileiro entre os 100 melhores do mundo
O azeite Mantikir Summit Premium, que foi eleito no ano passado o melhor do mundo, foi reconhecido novamente neste ano como um dos 100 melhores do planeta no Guide Top 100 Evooleum Awards, da Espanha.
A iguaria brasileira recebeu 93 pontos e foi eleito o melhor do Brasil. Esse é o único azeite da América do Sul a ser incluído neste ano no ranking internacional.
O azeite é produzido em Maria da Fé, no sul de Minas Gerais, pela Vinícola Essenza. Ele é elaborado com quatro tipos de azeitonas: arbequina, coratina, grapolo e koroneiki.
A colheita foi realizada em fevereiro deste ano, no olival mais alto do mundo, a 1.910 metros de altitude. “As condições climáticas da região, com temperaturas noturnas baixas mesmo durante o verão, contribuem para a alta concentração de compostos fenólicos no produto final”, definiu a vinícola.
“O reconhecimento da Evooleum é uma confirmação do potencial do Brasil para produzir azeites extravirgens de alta performance técnica e sensorial”, afirmou o proprietário e produtor do espaço Essenza, Herbert Sales.
Vale lembrar que, no ano passado, o Mantikir Summit Premium havia conquistado o título de melhor azeite do mundo na categoria produção limitada até 2,5 mil litros, sendo o primeiro brasileiro a receber esse prêmio. Vinhos do Espaço Essenza também já foram premiados.
Para comprar, é preciso ir até a Fazenda Tuiuva, em Minas, ou até o Espaço Essenza, em Santo Antonio do Pinhal, em São Paulo. Também podem ser feitas encomendas pelo site, pelas redes sociais e também pelo telefone (12) 99757-6740. A garrafa de 250 ml custa R$ 245.
Fonte: Itatiaia