Conab acompanha produção em todo o país para atualizar os números da Safra de Grãos 2024/2025
O foco está em identificar o estágio de desenvolvimento das lavouras e as condições que podem influenciar a produtividade e colheita. Técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizam a coleta de dados de forma presencial e remota, com o apoio de geotecnologia para estimar área plantada e rendimento das culturas.
O levantamento presencial abrange os estados de Alagoas, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rondônia e Santa Catarina. Nesses locais, as equipes avaliarão as principais culturas da atual temporada: soja, milho 2ª safra, feijão 2ª safra, arroz, algodão e sorgo. As informações apuradas vão compor um retrato atualizado da produção agrícola brasileira.
A diversidade climática e regional impõe um panorama heterogêneo ao trabalho dos especialistas. Em estados do Centro-Sul, da Região Norte e do Matopiba — fronteira agrícola formada por áreas do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia — a primeira safra já foi quase totalmente colhida, enquanto a segunda entra em fase de colheita ou ainda em pleno desenvolvimento. Já no Nordeste, a realidade é outra: muitas das lavouras ainda estão em fase inicial de crescimento.
O resultado dessa coleta de dados em todo o país será divulgado no 8º Levantamento da Safra de Grãos 2024/2025, no dia 15 de maio. O relatório integra os boletins mensais da Conab, que são referência para políticas públicas, estratégias de mercado e decisões no setor agropecuário.