• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • ALMG - Assembleia Presente
  • loja.muzambinho.com

Sistema Fecomércio MG traz Festival TRUPI a Muzambinho

Redação29 de abril de 20258min0
ezgif-88eed62888c556
Projeto do Sesc em Minas visa promover apresentações gratuitas nas linguagens de circo, dança e teatro, incentivar trabalhos cênicos de rua e contribuir para a formação do público

O Sistema Fecomércio MG, por meio do Sesc em Minas, encerra neste semestre o primeiro ciclo do TRUPI – Festival Itinerante de Artes Cênicas. A programação de 2025 chega a Muzambinho, de 9 a 11 de maio, com espetáculos do Grupo Ponto de Partida, da Cia. Bando e dos grupos Trampulim, Primeiro Ato e Mambembe Teatro de Rua.

O projeto tem como objetivo promover apresentações artísticas gratuitas e de classificação livre nas linguagens de circo, dança e teatro, incentivando a circulação de produções cênicas de rua e ampliando o acesso à cultura em municípios sem unidades físicas do Sesc. Além disso, oferece oficinas formativas para o público.

Programação

Em Muzambinho, a programação inclui:

09/05, sexta-feira
  • Às 20h30 – Teatro: Espetáculo “Mineiramente”, com o Grupo Ponto de Partida
  • Local: Av. Dr. Américo Luz – Centro
10/05, sábado
  • Das 9h às 12h – Oficina: “Palhaçaria percurso afetado”, com o Grupo Trampulim
  • Local: Casa da Cultura de Muzambinho (rua Tiradentes, 260)
  • Inscrições: pela plataforma Sympla neste link
  •  
  • Às 14h – Teatro: Espetáculo “Matias e a Estrada Infinita do Tempo”, com a Cia Bando
  • Local: Av. Dr. Américo Luz – Centro
  • Às 20h30 – Circo: Espetáculo “Pratubatê”, com o Grupo Trampulim
  • Local: Av. Dr. Américo Luz – Centro
11/05, domingo
  • Às 10h – Dança: Espetáculo “Passagem”, com o Grupo de Dança Primeiro Ato
  • Local: Av. Dr. Américo Luz – Centro
  • Às 11h – Teatro: Espetáculo “Contos da Carochinha – Tião da Tina”, com o Mambembe Teatro de Rua
  • Local: Av. Dr. Américo Luz – Centro

No segundo semestre do ano passado, esta primeira edição do Festival contemplou Belo Horizonte e Itajubá. Em abril de 2025, passou por Leopoldina e, em maio, chegará também a Manhuaçu, com as mesmas cinco apresentações artísticas e uma oficina formativa diferente em cada cidade de itinerância.

Em Muzambinho, o festival conta com o apoio da Prefeitura Municipal. Mais informações estão disponíveis em: https://mais.sescmg.com.br/trupi.

Grupos

O Grupo Ponto de Partida é homenageado do 1º TRUPI e se apresenta junto a quatro coletivos selecionados por meio de chamamento público e curadoria livre realizada pela equipe de Cultura do Sesc em Minas: Cia. Bando; Grupo Trampulim; Grupo de Dança Primeiro Ato; e Grupo Mambembe Teatro de Rua.

Toda a estrutura de palco, sonorização, iluminação e demais materiais e serviços necessários às apresentações são fornecidos pelo Sistema Fecomércio MG, com projeto desenvolvido especialmente para o Festival.

Sobre a Fecomércio MG e o Sesc em Minas

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, abrangendo cerca de 750 mil empresas e respondendo por mais de 50 sindicatos. Hoje sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua há 86 anos como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o poder público e a sociedade.

Outra importante atribuição da entidade é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários e comerciárias, empresários e empresárias e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

Há quase 80 anos, o Sesc cumpre a missão de promover o encontro das pessoas com o bem-estar e a qualidade de vida. São encontros diários com a Ação Social, a Saúde, a Educação, o Turismo, o Lazer, o Esporte e a Cultura. Fundado pela Confederação Nacional do Comércio em 13 de setembro de 1946, o Sesc em Minas é uma instituição privada mantida pela contribuição sindical do empresariado do comércio.  Em Minas Gerais, o Sesc atua em todas as regiões do estado, com 38 unidades fixas e 13 unidades móveis.

A Fecomércio MG também trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor nos âmbitos municipal, estadual e federal. Com 86 anos de atuação, a Federação é fundamental para transformar a vida de cidadãos e cidadãs e impulsionar a economia mineira.

Redação


  • Muzambinho.com

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *