Música e bem-estar: como o som tem efeitos no humor e na produtividade
O som está em todos os lugares. As vibrações sonoras se propagam através de partículas em todos os lugares que possuem ar, ou pelo menos uma quantidade mínima de partículas. Sendo o vácuo no espaço sideral o único ambiente sem som, o cérebro humano está acostumado a sempre ouvir ruídos.
Há frequências sonoras específicas que induzem relaxamento, como 432 Hz, ou outros ruídos de frequências baixas e profundas como o ruído browniano. Para reduzir níveis de estresse, muitas pessoas utilizam também sons da natureza, como chuva, ondas do mar ou canto de pássaros.
Isso acontece porque alguns sons ativam áreas do cérebro ligadas ao descanso e à segurança, que faz com que o indivíduo sinta bem-estar mental e consiga relaxar. Essas sensações promovem efeitos positivos na saúde mental, no humor e até na produtividade diária.
Músicas
Determinados tipos de música são capazes de emocionar e evocar sentimentos intensos em pessoas, e escolher a trilha sonora correta para cada momento tem potencial de mudar a energia de quem ouve.
Em celebrações, músicas emocionantes e alegres são escolhidas para tornar cada momento especial. No dia a dia, é possível utilizar o poder musical para reduzir a ansiedade e ter um melhor desempenho em atividades, seja na academia ou no trabalho.
Para obter foco e concentração, é melhor optar por trilhas sem letra, apenas com instrumentos. As notas musicais certas nos instrumentos certos ajudam a melhorar a atividade mental e a produzir com mais concentração.
Músicas agitadas e enérgicas são ideais para realizar atividades físicas, pois ajudam a ter mais intensidade e até a se exercitar por mais tempo. É o que diz um estudo sobre psicologia no esporte feito pelo pesquisador Costas Karageorghis.
Sons ambientes
Os sons da natureza acalmam o sistema nervoso e trazem sensação de tranquilidade. Em momentos em que for possível, é importante se conectar com a natureza, ir a um parque e escutar os sons naturais do vento, das árvores, da água e dos animais.
Mas, quando não é possível, também é interessante usar os sons da natureza mesmo que de forma artificial. Gravações de sons de chuva, cachoeira e floresta estão disponíveis online e podem criar a imersão certa antes de dormir ou para meditar.
Nesse momento, ter uma caixa de som de qualidade no ambiente torna a experiência ainda mais agradável, para ter uma frequência contínua e eliminar barulhos externos. Os sons naturais reduzem os níveis de cortisol e ajudam a focar, também sendo usados para ler, estudar, trabalhar ou tomar um banho relaxante.
Saúde mental
Quando as músicas são integradas a tarefas diárias, o cérebro faz conexões e assimila a atividade ao som que está sendo escutado. Isso ajuda a lembrar do conteúdo estudado e de exercícios realizados, sendo bastante útil em tarefas acadêmicas, por exemplo.
É por isso que há terapia musical para pessoas com problemas de memória e para portadores de Alzheimer, por exemplo. A música auxilia a relembrar um momento marcante armazenado na área cerebral de memórias de longo prazo.
Entre os diversos benefícios da música no comportamento humano, canções também são úteis no tratamento contra depressão, alívio de dores e recuperação em internamento hospitalar. Além disso, utilizando as frequências certas, a qualidade do sono também se beneficia.