Eclipse solar total mais longo da história: saiba quando e onde acontecerá
O eclipse solar total mais longo já previsto pela ciência acontecerá em 16 de julho de 2186, Isso quer dizer que você, infelizmente, muito provavelmente, não vai testemunhar esse espetáculo no céu, mas quem sabe seus futuros parentes possam observá-lo.
Segundo a NASA, o fenômeno terá duração de 7 minutos e 29 segundos, tempo bem acima da média para esse tipo de evento, que costuma durar entre 10 segundos e 7 minutos.
Durante o eclipse total, a Lua se posiciona entre a Terra e o Sol, cobrindo totalmente o disco solar e transformando o dia em noite por alguns minutos. É um dos fenômenos mais impressionantes da astronomia e atrai observadores do mundo todo.
Fenômeno mais longo da história acontecerá em 2186, segundo a NASA, e poderá ser visto parcialmente do Brasil (Foto: Ari Kaye)
Onde será possível ver o eclipse
No caso do fenômeno de 2186, a visualização total será possível apenas em uma faixa específica da América do Sul, passando pela Colômbia, Venezuela e Guiana. O Brasil, por estar próximo a essa região, conseguirá ver o eclipse de forma parcial.
Enquanto isso, eclipses solares parciais acontecem com mais frequência, pelo menos duas vezes por ano em diferentes partes do planeta. Já os totais são mais raros e ocorrem, em média, a cada 18 meses em locais distintos do globo.
Fonte: ICL Notícias