• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Novo plano em Minas busca ampliar captação de órgãos e reduzir tempo de espera por transplantes

Redação3 de julho de 20253min0
hospital-cirurgia-medico-233752
Iniciativa quer fortalecer sistema estadual e garantir mais agilidade em todas as etapas do processo

Mais de 4.100 pessoas aguardam por um órgão em Minas. Quando se trata de transplante de córnea, a fila é ainda maior: 4.400 pacientes. Na tentativa de reduzir essa espera, um novo plano estadual será criado para reorganizar e fortalecer a rede de captação.

O Plano Estadual de Doação e Transplantes (PEDT) foi anunciado durante o I Encontro Gerencial do MG Transplantes, finalizado na última terça-feira (1º). Segundo o Governo de Minas, ele será o principal instrumento de planejamento e gestão do MG Transplantes, da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), até 2029.

O plano não foi detalhado pelo Estado, mas a proposta visa atuar em todas as etapas do processo, da identificação dos potenciais doadores à realização das cirurgias, com o objetivo de garantir mais agilidade e eficiência para salvar mais vidas.

Conforme o Governo de Minas, as principais necessidades do sistema estadual serão mapeadas, melhorando os fluxos de trabalho e aumentando o número de doações e transplantes. Uma das metas, por exemplo, é fortalecer as Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTTs), responsáveis pelo processo dentro dos hospitais.

“Nossa meta é que 100% das comissões estejam integradas ao sistema informatizado do MG Transplantes e recebendo os incentivos estaduais”, afirmou o diretor do MG Transplantes, Omar Lopes Cançado.

O plano está em construção e deve ser encaminhado para pactuação junto à Comissão Intergestores Bipartite (CIB-SUS/MG) ainda no início deste segundo semestre. Na sequência, será submetido ao Sistema Nacional de Transplantes. Outra novidade anunciada é a criação de um Banco de Tecidos Oculares (BTOC) em Itajubá, no Sul de Minas. O projeto está em fase de implantação.

(Agência Minas)

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *