Estudantes de Muzambinho e região são homenageados em cerimônia de entrega de medalhas de olimpíadas científicas
Na noite desta segunda-feira, 7 de julho, o auditório da Câmara Municipal de Muzambinho foi palco de uma emocionante cerimônia de entrega de medalhas e certificados a dezenas de estudantes que se destacaram em diversas olimpíadas científicas ao longo de 2024 e início de 2025. O evento foi organizado pelo PODEMOS – Programa Orientador do Desenvolvimento da Matemática Olímpica e Seriada, com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Câmara Municipal, escolas estaduais e municipais de Muzambinho, além do próprio IFSULDEMINAS.
A cerimônia reuniu autoridades locais, professores, diretores, familiares e alunos premiados, celebrando conquistas em competições como OBMEP (Matemática), OBA (Astronomia), OBR (Robótica), OMEF (Educação Financeira), OMM (Matemática Mineira), OLITEF (Tesouro Direto), OIMC (Matemática Internacional), CEM (Robótica Estadual), OBRL (Raciocínio Lógico), Bebras (Pensamento Computacional), Mandacaru de Matemática e Olimpíada Canguru de Matemática.
O destaque da noite ficou com a Escola Estadual Cesário Coimbra, reconhecida como “Escola Arretada” pelo alto número de medalhistas. O professor Otávio Luciano Camargo Sales de Magalhães, coordenador do PODEMOS e idealizador do evento, também foi homenageado com o troféu de “Professor Arretado” pelos excelentes resultados obtidos por seus alunos.
Entre os nomes premiados, estudantes como Davi Eduardo Vasconcelos Magalhães, Kauan Parisi Ferreira, Lucas Gabriel Ródio da Silva e Pedro Mansano Engler Winther receberam múltiplas medalhas em diferentes olimpíadas, comprovando o talento e dedicação dos jovens da região. Alguns alunos chegaram a representar suas instituições em fases seletivas nacionais e internacionais, como no caso da OBA, com etapa final realizada no Rio de Janeiro.
A cerimônia também reforçou a importância do incentivo à educação científica desde os primeiros anos escolares. A participação de escolas de Muzambinho e de cidades como Juruaia, Nova Resende, Cabo Verde, Areado, Guaxupé, Petúnia e Varginha mostrou o alcance regional das iniciativas.
Ao final, o professor Otávio agradeceu a todos os parceiros, professores, diretores e estudantes, e destacou que a educação científica transforma vidas: “Essas medalhas não são apenas símbolos de conquistas acadêmicas, mas marcas de esforço, curiosidade e paixão pelo conhecimento. Cada aluno aqui premiado é um exemplo de superação e um orgulho para nossa cidade e nossa região.”