Mutirão do Serasa: Prazo para renegociar dividas encerra nesta sexta-feira
Esta sexta-feira (11) é o último dia que pessoas com o nome negativado poderão renegociar suas dívidas com descontos de até 97%. O Serasa, juntamente com mais de 40 instituições financeiras, está oferecendo um mutirão emergencial, com condições especiais para quitar pendências.
Do total de 35 milhões de brasileiros que hoje se encontram endividados, 11 milhões possuem dívidas exclusivamente com essas instituições. A quantia total dessas dívidas é de 65 milhões de reais.
De acordo com os bancos envolvidos no mutirão, cerca de 56 milhões de dívidas podem ser renegociadas para valores abaixo dos R$ 100,00, e 23 milhões delas podem ser baixadas para um valor ainda menor: R$ 50,00.
Ao todo são 60 milhões de reais em dívidas no Brasil (Foto: Una/Divulgação)
De acordo com o Mapa de Inadimplência, o setor de bancos e cartões de crédito lidera entre os principais responsáveis pela negativação no país, com 27,8% do total das dívidas. Em seguida, aparecem as contas de serviços essenciais, como luz, água e gás (20,3%) e as financeiras não bancárias (19,3%).
O porta-voz da Serasa, Giovani Inocente, explica que o cenário de juros elevados no país intensifica o papel do cartão de crédito como o principal vilão das dívidas em atraso.
Um levantamento feito pela Serasa com 921 credores de instituições financeiras revela que o cartão de crédito é o principal responsável pelo endividamento bancário no Brasil, citado por 69% dos entrevistados. Em segundo lugar, estão os empréstimos pessoais, mencionados por 56%, seguidos pelo uso do cheque especial ou do limite da conta-corrente, com 31%. O estudo aponta, ainda, que o cartão segue como um dos principais desafios para o equilíbrio financeiro das famílias brasileiras.
Como renegociar
Para fazer a renegociação, o devedor deve acessar o site oficial do Serasa Limpa Nome ou utilizar o aplicativo disponível para celulares Android e iOS. O login é feito com CPF e senha, mas caso ainda não possua cadastro, é possível se registrar gratuitamente.
Após o acesso, é possível visualizar todas as dívidas registradas no CPF e conferir as propostas de acordo, que podem incluir descontos de até 97% e parcelamentos em até 72 vezes. Basta selecionar as dívidas que deseja negociar, escolher a forma de pagamento — Pix, boleto bancário ou Carteira Digital Serasa — e definir a data de vencimento da primeira parcela.
Para finalizar a renegociação é preciso concordar com os termos do acordo para conferência. Fazendo isso, o contrato é fechado imediatamente. Em caso de pagamento via Pix, o nome pode ser limpo em poucas horas e o score de crédito atualizado em até 24 horas.
Fonte: ICL Notícias