• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Estudante mineiro vai representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Biologia

Redação16 de julho de 20254min0
23850176832725323
Único representante do Estado na delegação brasileira participa da final nas Filipinas

Aluno do 3º ano do Ensino Médio em Montes Claros, no Norte de Minas, o estudante Marcos Paulo Gonçalves Santos, de 17 anos, será o único mineiro na delegação brasileira que participará da 36ª edição da Olimpíada Internacional de Biologia (IBO 2025). O evento acontece de 20 a 27 de julho, em Quezon City, nas Filipinas, reunindo mais de 300 jovens talentos de cerca de 80 países.

Marcos integra o seleto grupo de quatro estudantes brasileiros – três participantes são de escolas paulistas – selecionados para a competição. A Olimpíada é considerada a maior competição científica do mundo na área. Países como China, Rússia, Irã, Arábia Saudita e Estados Unidos tradicionalmente dominam o ranking por contarem com estruturas avançadas de formação científica.

A seleção dos brasileiros é feita a partir do desempenho na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB), promovida pelo Instituto Butantan, de São Paulo (SP), e uma das mais concorridas do país. Neste ano foram mais de 161 mil inscritos. O jovem estudante alcançou a 2ª colocação na seletiva nacional e garantiu vaga.

Preparação intensa no Instituto Butantan

Como parte do processo de preparação, participou de uma semana intensiva de capacitação científica no Instituto Butantan, com aulas práticas e teóricas ao lado dos 20 melhores estudantes do país.

Com uma trajetória marcada por excelência acadêmica, em 2024, ainda no 2º ano do Ensino Médio, o norte-mineiro ficou em 6º lugar nacional na OBB, o que o credenciou a representar o país na Olimpíada Ibero-Americana de Biologia, realizada em Havana, onde ficou em 4º lugar geral e conquistou uma medalha de ouro. Aplicado, o etudante acumula mais de 20 premiações em olimpíadas de conhecimento, como Biologia, Física, Matemática e Português.

“Estudo para isso há muito tempo”, avisa. “Participar da Olimpíada Internacional de Biologia é uma honra, quero muito fazer jus à oportunidade que conquistei” diz Marcos, que agora se prepara para enfrentar as provas teóricas e práticas da IBO 2025, que envolvem temas como biologia molecular, genética, fisiologia e ecologia.

“Quero muito ficar bem classificado. O Brasil nunca conquistou uma medalha de ouro, mas vou lutar pelo melhor resultado possível. Meu objetivo é fazer um bom trabalho na competição para ganhar uma medalha”, diz.

Além do reconhecimento acadêmico, a participação na IBO, nas Filipinas, pode abrir novas portas para o futuro do estudante. Marcos planeja cursar Medicina e já vislumbra oportunidades no Brasil e até no exterior.

Fonte: Hoje em Dia

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *