Nova onda de frio: massa polar avança e derruba temperaturas no país
Uma nova onda de frio (a quinta do ano) pode atingir o país entre os dias 9 e 13 de agosto e fazer com que a temperatura despenque na maior parte do Brasil, segundo previsão da Climatempo. Mesmo com tardes ensolaradas, o início da próxima semana deve ser gelado, com temperaturas pelo menos 5 ºC abaixo da média em muitas cidades brasileiras.
Juntos, uma frente fria e um ciclone extratropical vão provocar mudanças em diferentes regiões do país. Segundo a Climatempo, as condições previstas devem se fortalecer entre nesta quinta-feira (07) e sexta-feira, quando uma forte massa de ar polar continental avançará sobre o Brasil.
A massa vai provocar baixas temperaturas no Sul. A previsão indica que os três estados da região terão sensação de frio aumentando durante a tarde de sexta e se intensificando ao longo da noite. Em Porto Alegre, o sábado terá mínima de 9ºC e máxima de 14ºC. Em Florianópolis, há um alerta de mudança brusca de temperatura, com mínima também de 9ºC, enquanto a máxima não ultrapassa os 17ºC.
Curitiba será a capital do Sul mais fria nos próximos dias. No sábado, a mínima prevista é de 6ºC, com máxima de 14ºC. A chuva na cidade vai começar na sexta e se estender até o início do final de semana, com possibilidade de névoa ao amanhecer.
A queda na temperatura também será significativa na Região Serrana do Rio Grande do Sul. Em Bento Gonçalves (RS), por exemplo, o sábado será chuvoso e com termômetros entre 5ºC e 9ºC.
O ciclone em alto mar e a atuação dos ventos empurram umidade para a costa. Segundo a Climatempo, há uma pequena possibilidade de chuva congelada – chamada tecnicamente de precipitação invernal – entre a madrugada e a manhã de sábado no alto da Serra Catarinense. Neste dia, em São Joaquim (SC), a mínima será de apenas 1ºC, e máxima não deve passar dos 5ºC.
Centro-Oeste e Sudeste também esfriam
As temperaturas serão gradativamente mais baixas em Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Apesar do tempo aberto e sem previsão de chuva, Campo Grande ficará com termômetros entre 11ºC e 19ºC no sábado. No domingo, a capital enfrentará ainda mais frio, com mínima de apenas 7ºC. Em Cuiabá, a queda de temperatura será bastante brusca. Enquanto a máxima prevista para sexta é de 30ºC, a mínima cai para 16ºC no sábado e 14ºC no domingo.
Goiânia terá temperaturas mais amenas. Na capital goiana, e as máximas podem chegar aos 29ºC no sábado e 28ºC no domingo, quando a mínima será de 13ºC. Em Brasília, a amplitude térmica será ainda maior, com máxima de 30ºC e mínima de 13ºC no domingo.
No Rio de Janeiro, o final de semana será chuvoso, com temperaturas entre 16ºC e 20ºC. Em Vitória, o a mínima será de 20ºC no período, com máximas oscilando entre 22ºC e 28ºC. Já em Belo Horizonte, as mínimas serão de 14ºC e 15ºC, com máxima de 26ºC e 24ºC no sábado e no domingo, respectivamente. Destino muito procurado ao longo do inverno, Monte Verde (MG) deve registrar 5ºC no domingo, mas sem previsão de chuva.
A cidade de São Paulo vai esfriar um pouco a cada dia. Entre sexta e domingo, a mínima cai de 13ºC para 9ºC na capital paulista. A máxima também vai diminuir no período – enquanto na sexta-feira pode fazer até 25ºC, o termômetro não deve passar dos 19ºC no sábado e dos 16ºC no domingo. Conforme a Climatempo, deve chover rápido na manhã de sábado e novamente na noite do mesmo dia.
Temperaturas no Norte e no Nordeste
Apesar do potencial da massa de ar polar provocar friagem na região, as capitais seguem quentes. Em Rio Branco, a mínima passa dos 22ºC para os 19ºC entre sábado e domingo. No entanto, a máxima segue alta ao longo do fim de semana, atingindo os 30ºC. Em Porto Velho, a mínima cai para 21ºC no domingo, porém com máxima de 33ºC no final de semana. Em Boa Vista, a chuva segue constante por pelo menos mais uma semana, com mínima variando entre 23ºC e 24ºC e máxima entre 30ºC e 31ºC.
Macapá terá temperaturas entre 24ºC e 31ºC nos próximos dias. Manaus registrará sol com pancadas de chuva, com mínima de 24ºC e máxima de 31ºC no sábado. Já em Belém a chuva será forte já a partir desta quinta-feira (07), com máxima atingindo os 32ºC no domingo. Em Palmas não há previsão de chuva e os termômetros chegarão aos 36ºC no sábado, quando a mínima será de 24ºC.
Ao contrário do centro-sul, o Nordeste deve seguir quente. São Luís terá chuva e máxima de 32ºC no fim de semana. Teresina marcará um calor ainda mais intenso, com máxima de 36ºC de quinta até domingo. Em Fortaleza, a chuva dá uma trégua na sexta, com mínima de 24ºC e máxima de 30ºC. Natal terá um fim de semana de tempo mais ameno, com mínima de 23ºC e máxima de 28ºC.
Em João Pessoa, a chuva permanece entre sábado e domingo, com mínima de 23ºC e máxima de 28ºC mesmas temperaturas previstas para Recife. Maceió e Aracaju terão pancadas de chuva ao longo do final de semana, com temperaturas oscilando entre 22ºC e 28ºC. Sem previsão de chuva, Salvador passará o sábado e o domingo entre 23ºC e 28ºC.
Fonte: O Tempo