YouTube deve adotar medidas para proteger crianças de publicidade abusiva, determina Justiça
O YouTube terá 60 dias para incluir avisos visíveis sobre a proibição de propagandas abusivas voltadas a crianças. Além do alerta, a plataforma precisará criar um campo específico para denúncias de publicidade infantil. A medida foi determinada pela Justiça e tem como objetivo coibir práticas como o merchandising disfarçado e a promoção de produtos protagonizados por crianças ou voltados a elas.
A decisão surge em meio ao debate sobre a adultização infantil, impulsionado por um vídeo do influenciador Felca, que atualmente já possui 48 milhões de visualizações. O conteúdo propôs uma reflexão sobre a exposição precoce de crianças na internet e o impacto da monetização desse tipo de material.
Na avaliação do magistrado responsável, esse fenômeno pode induzir crianças e adolescentes a desvalorizar o estudo e a disciplina em favor de discursos de “sucesso fácil”. Ele também alertou para os riscos de sexualização precoce e para o uso de vídeos infantis como porta de entrada para redes de pedofilia. “Vídeos aparentemente inofensivos, com a participação de crianças, podem funcionar como canais de comunicação e de ampliação de redes de pedofilia”, destacou.
O juiz ainda reforçou que a responsabilidade não é apenas das famílias ou do Estado, mas também das plataformas digitais, que lucram com a exibição desses conteúdos.
Regras em discussão
O tema também está em debate no Congresso Nacional. Na semana passada, a Câmara dos Deputados aprovou o chamado “ECA Digital”, que cria regras para plataformas digitais, como verificação de idade e ferramentas de controle parental. Outro projeto em análise busca restringir práticas de publicidade infantil em redes sociais e jogos, como o uso de personagens, brindes e coleta de dados sem consentimento.
Fonte: Hoje em Dia