Previsão do tempo: veja o que esperar do clima nesta semana
A semana entre os dias 6 e 10 de outubro será marcada por extremos climáticos no Brasil, segundo a previsão do tempo. Enquanto uma frente fria avança pelo Sul, provocando chuvas intensas, rajadas de vento acima de 100 km/h e risco de granizo, o Centro-Oeste, Norte e Nordeste enfrentam forte calor, com temperaturas próximas de 40 °C e baixa umidade do ar. No Sudeste, o tempo muda a partir da metade da semana, com o retorno das chuvas e alívio do calor.
Sul
A frente fria atinge o Rio Grande do Sul e se estende a Santa Catarina e Paraná, com volumes acima de 100 mm em 24 horas no sul gaúcho e risco de alagamentos, granizo e ventos acima de 100 km/h. As chuvas podem causar atrasos no plantio do arroz e prejuízos à colheita do trigo, diz a previsão do tempo. Após a passagem do sistema, o frio retorna: mínimas abaixo de 10 °C e possibilidade de geada em áreas serranas.
Sudeste
O calor predomina até a quarta-feira (8), com máximas de 38 °C no interior de São Paulo e Minas Gerais. A partir daí, a frente fria traz chuvas de 30 a 40 mm para o centro-leste paulista, sul de Minas e Rio de Janeiro. No Espírito Santo e leste mineiro, os acumulados não passam de 10 mm, mas ajudam a elevar a umidade. A chuva deve se manter até o fim da semana, encerrando o período quente e seco.
Além da chuva, que deve aparecer em todas as regiões pelo menos uma vez na semana, o calor intenso também marcará os dias dos brasileiros (Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil)
Centro-Oeste
A semana será de sol forte e calor intenso, com máximas de até 40 °C em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Há chance de chuvas isoladas no sul sul-mato-grossense e leste mato-grossense, com volumes entre 20 e 50 mm, segundo a previsão. Em Goiás, o tempo segue seco e com alto risco de incêndios, e as chuvas mais regulares só devem se firmar na segunda quinzena de outubro.
Nordeste
A chuva se concentra na faixa litorânea, entre o sul da Bahia e o Rio Grande do Norte, com acumulados entre 15 e 25 mm. No interior, o tempo segue seco e quente, com temperaturas próximas de 39 °C e umidade abaixo de 30%, conforme visto na previsão. Apesar do cenário crítico, o final de outubro deve trazer até 50 mm de chuva, favorecendo o início do plantio da soja, feijão e milho.
Norte
O tempo permanece instável em boa parte da região. Roraima deve registrar os maiores volumes, acima de 100 mm, sob influência da Zona de Convergência Intertropical. Em Amazonas, Acre e Pará, a chuva varia entre 40 e 50 mm, ajudando a recuperar a umidade do solo, diz a previsão. Já Tocantins segue sob calor extremo, com máximas de 40 °C e baixo volume de chuva, agravando o risco de queimadas.
Fonte: ICL Notícias