Educação a distância em MG: como o EAD democratiza o acesso ao ensino superior
A educação a distância (EAD) se mostra uma opção cada vez mais viável e atrativa aos brasileiros que querem se formar no ensino superior. Hoje, com diferentes cursos sendo ofertados nessa modalidade em Minas Gerais, que vão da administração EAD ao marketing, é possível se tornar um profissional qualificado de maneira remota.
Este tipo de ensino foi impulsionado e se popularizou durante a pandemia de covid-19. O isolamento social fez com que universidades públicas e privadas do estado mineiro se adequassem às novas necessidades e incorporassem tecnologia para continuar oferecendo os cursos superiores naquele contexto.
Tal movimento é confirmado pelos dados do Censo da Educação Superior, de 2022, realizado pelo Inep/MEC. Naquele ano, as matrículas em cursos de graduação EAD do país todo superaram as presenciais, alcançando 51%.
Como o ensino a distância democratiza o acesso ao ensino superior?
O EAD permite que os alunos acessem o conteúdo das aulas sem sair de casa, rompendo com as barreiras geográficas. Dessa forma, uma pessoa do interior de Minas Gerais pode ter aulas com professores de Belo Horizonte sem necessidade de mudança, por exemplo.
Este acesso facilitado pelo uso da internet como intermediadora entre aluno e ensino possibilita que pessoas de áreas remotas, com outras demandas, como família ou negócio, e até limitações financeiras, obtenham educação de qualidade sem deslocamento.
O EAD também se torna uma política de democratização do ensino, devido à possibilidade de ampliação do número de vagas nos cursos de graduação, sem a necessidade de ampliação das estruturas físicas das faculdades.
Ou seja, ao permitir que o aluno aprenda de forma remota, a faculdade ganha espaço e pode, inclusive, ofertar novos cursos e melhorar os já existentes. A administração EAD, por exemplo, se aprimorou e hoje é um curso totalmente adaptado aos alunos a distância.
Vantagens da educação a distância
Além de não demandar o deslocamento físico, há outras vantagens neste tipo de ensino. Uma delas é que a experiência do aluno se torna mais interativa e envolvente, devido ao uso de tecnologia. São utilizados e-books, webinars, vídeos e vários outros formatos para ensinar.
Além disso, o custo do curso remoto costuma ser mais baixo do que o do curso presencial, visto que a faculdade reduz os gastos com infraestrutura. O aluno também economiza em transporte e alimentação fora de casa.
Outro ponto é que a carga horária é mais flexível, e os estudantes podem adequar as aulas à rotina, estudando no melhor turno do dia e quantas vezes por semana forem convenientes.
Por todos estes motivos, 90% dos alunos de EAD consideram que a modalidade atende ou supera as expectativas, conforme estudo realizado pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED).