• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Comportamento financeiro da Geração Z: jovens buscam independência e transformam o mercado de investimentos

Redação27 de outubro de 20255min0
ezgif-6cad4835c40ac3
Cada vez mais preocupados, a nova geração busca investimentos seguros para garantir a estabilidade no futuro

A chamada Geração Z, pessoas nascidas entre 1995 e 2010, é a primeira geração da humanidade a ser nativa no meio digital, desde os primeiros passos já estavam cercados pela internet, viram o surgimento do smartphone e estão totalmente acostumados a resolver as tarefas do dia a dia com um clique em um aplicativo.

No Brasil, a Geração Z também tem se mostrado mais preocupada com o próprio dinheiro e o futuro de suas finanças.

Planejamento financeiro para jovens

O interesse por executar um bom planejamento financeiro cresce à medida que a Geração Z entra no mercado de trabalho. As novas responsabilidades adquiridas pelos jovens adultos, como aluguel, contas, impostos, alimentação, filhos, carro, etc. faz com que essa geração tenha não só o objetivo de guardar dinheiro, mas fazer com que esse dinheiro renda estabilidade no futuro.

Por conta dessa preocupação com as finanças, a Geração também passou a consumir mais conteúdo gerado sobre o setor. Centenas de influenciadores e plataformas surgem todos os dias para ensinar noções básicas de investimentos, como montar orçamentos e alcançar a independência financeira.

Segundo o portal Consumidor Moderno, cerca de 55% do conteúdo de finanças consumido pela Geração Z provém do YouTube, 35% pelo Instagram, cursos  de finanças ocupam 34% e o TikTok 30% do consumo de conteúdo.

Esse movimento de procura por conteúdos sobre planejamento financeiro mostra a vontade de quebrar o paradigma criado no Brasil de que “dinheiro não é coisa de gente jovem”, ou que finanças são tão complexas que apenas especialistas podem discutir sobre, quando, na verdade, é um assunto que tange a todos e deve ser comunicado de forma simples e descomplicada.

Ainda segundo o portal Consumidor Moderno, a Geração Z também passou a investir mais cedo, aos 22 anos, que a geração anterior (Millennials), cuja média de idade é de 27 anos. Os principais produtos de investimento da Geração Z são os de baixo risco, como CDBs e Tesouro Direto.

Geração Z e previdência privada

Outro ponto de interesse demonstrado pelas gerações mais novas é a preocupação com o futuro, em especial sobre a previdência privada, devido à realidade de instabilidade econômica vivida no Brasil e no mundo.

Diferente das gerações anteriores, que deixavam essa preocupação para mais tarde, os nascidos na era digital têm reconhecido a importância de começar cedo a investir em sua aposentadoria.

As constantes mudanças nas regras de aposentadoria pública impulsionam essa busca por alternativas seguras. Questões como o que é previdência privada se tornam um ponto de partida para o planejamento de um futuro com mais segurança e estabilidade.

Justamente pela alta procura, o setor de previdência privada tem criado estratégias para atrair o público mais jovem através de planos de contribuição mais flexíveis e plataformas digitais para o acompanhamento transparente dos rendimentos do investimento

Para a nova geração, a previdência privada passou a ser vista como uma ferramenta de liberdade financeira no futuro, mas que é acessível no presente, sem a necessidade de depender da instabilidade do sistema público.

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *