Calendário do Pis Pasep 2026 será definido nos próximos dias; veja quem tem direito
O calendário de pagamentos do PIS/Pasep de 2026 ainda será divulgado pelo governo federal. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as datas são definidas na última reunião do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat), que está prevista para o fim do mês de novembro.
O pagamento do PIS/Pasep será referente ao ano-base 2024. O intervalo de dois anos entre o ano-base e o pagamento ocorre devido a atrasos que se iniciaram durante a pandemia de Covid-19;
O valor do benefício ainda será definido. Isso acontece porque o cálculo é baseado no salário-mínimo que estiver vigente no ano do pagamento. Portanto, a quantia só será divulgada após o governo Lula (PT) anunciar o novo piso salarial.
Saiba quem tem direito
Para ter direito ao abono salarial, os trabalhadores devem estar cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, contados a partir da data do primeiro vínculo. Veja outros critérios:
- Ter recebido, de empregadores que contribuem para o Programa de Integração Social (PIS) ou para o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), até dois salários-mínimos médios de remuneração mensal no período trabalhado;
- Ter exercido atividade remunerada por, pelo menos, 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado;
- Ter seus dados do ano-base 2023 corretamente informados pelo empregador no eSocial.
Saiba como é o pagamento
O pagamento do abono pela Caixa será realizado prioritariamente por crédito em conta, quando o trabalhador possui conta corrente, poupança ou conta digital; ou por crédito via aplicativo CAIXA Tem, em conta poupança social digital aberta automaticamente. Para os não correntistas, o pagamento poderá ser feito em agências, casas lotéricas, autoatendimento, Caixa Aqui e demais canais de pagamento oferecidos.
No caso do Banco do Brasil, o pagamento será realizado prioritariamente por crédito em conta bancária, transferência via TED, via Pix ou presencialmente nas agências, para trabalhadores não correntistas e que não possuam Pix.
Fonte: Itatiaia







