Previsão do tempo: semana será de calor e pancadas de chuva em boa parte do país
A semana começa com tempo firme no Sul e em boa parte do Sudeste, especialmente em São Paulo, mas as chuvas voltam a se intensificar sobre o Norte e o Centro-Oeste do país, segundo a previsão do tempo. Enquanto a chegada de uma nova frente fria deve provocar apenas chuvas rápidas no Sul, as instabilidades nessas outras regiões podem causar temporais localizados e volumes expressivos de precipitação.
Região Sul
O tempo segue estável, com predomínio de sol e variação de nuvens. As temperaturas ficam mais amenas no litoral e leste, e mais elevadas no oeste, especialmente no norte e noroeste do Paraná. Uma frente fria deve provocar chuvas rápidas e pouco volumosas entre terça (11) e quinta-feira (13), segundo a previsão
A semana será marcada pela amplitude térmica — mínimas abaixo de 10°C e máximas próximas dos 28°C. Os volumes de chuva devem se concentrar em Santa Catarina e no Paraná, com acumulados de 20 a 30 milímetros. No Rio Grande do Sul, o tempo seco predomina, com precipitações restritas ao norte e sudeste.
Região Sudeste
O tempo firme predomina em São Paulo, favorecendo o avanço das atividades no campo. No Triângulo Mineiro, Zona da Mata, leste de Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo, há chance de chuvas fracas e localizadas. Já nas áreas do norte, oeste e noroeste, a previsão é de chuvas moderadas a fortes, com risco de temporais.
As temperaturas voltam a subir e ultrapassam os 30°C. Entre quarta (12) e quinta (13), o oeste paulista e o Triângulo Mineiro podem registrar 30 a 40 milímetros de chuva, o que ajuda a manter a umidade do solo.

Região Centro-Oeste
As instabilidades se mantêm em boa parte de Goiás e Mato Grosso, com pancadas de chuva de intensidade variada. O oeste de Mato Grosso deve concentrar as chuvas mais fortes, com risco de temporais, enquanto Mato Grosso do Sul e o sudoeste mato-grossense terão tempo mais firme.
Os acumulados da semana chegam a 100 milímetros no centro-oeste dos dois estados. No centro-leste, os volumes variam de 20 a 30 milímetros, enquanto o sudeste de Goiás deve enfrentar tempo quente e seco, exigindo cautela da população durante as atividades, diz a previsão.
Região Nordeste
O oeste e o sul da Bahia voltam a registrar chuvas moderadas a fortes, com risco de temporais. No sul do Maranhão e Piauí, as pancadas serão mais fracas e isoladas. No restante da região, o tempo firme e a baixa umidade predominam, especialmente no Ceará, leste do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e norte da Bahia.
As chuvas de 20 a 30 milímetros no centro-sul da Bahia e do Maranhão ajudam a recompor a umidade do solo sem atrapalhar os trabalhos no campo. Já nas demais áreas, as temperaturas chegam aos 40°C, elevando o risco de incêndios.
Região Norte
As instabilidades avançam sobre Acre, Amazonas, Rondônia e sudeste do Pará. No oeste do Pará e em Rondônia, há risco de temporais. Em Roraima, a chuva será isolada, e no Amapá o tempo deve seguir quente e seco, segundo a previsão.
A semana será mais chuvosa em quase toda a região, com acumulados de até 100 milímetros no Acre, Rondônia, sul de Roraima e sudoeste do Pará. Nas demais áreas, os volumes variam entre 20 e 30 milímetros, apenas elevando a umidade do ar.
Fonte: ICL Notícias







