Automação residencial: o que é e como implementar em casa?
A tecnologia de ponta está, cada vez mais, dentro de nossas casas, transformando nosso cotidiano em verdadeiras cenas de filmes de ficção científica. O que antes achávamos inimaginável, como controlar aparelhos apenas com comandos de voz, hoje se torna algo corriqueiro e, muitas vezes, necessário.
A automação residencial nasceu com o objetivo de oferecer conforto, praticidade e eficiência no dia a dia, integrando aparelhos e reduzindo o tempo gasto em tarefas do cotidiano.
O que é automação residencial?
Descrita de forma simples, a automação residencial é a integração de tecnologias em uma residência de modo a criar sistemas inteligentes para gerenciar diversas funções em uma casa. Em geral, os sistemas são conectados através da internet ou por uma central de comando própria.
Na prática, significa que sistemas, como, por exemplo, iluminação e climatização da casa, podem ser gerenciados através de um aplicativo, controle remoto, computador, tablet ou comando de voz.
Tipos de automação residencial
Existem, hoje, diversos tipos de automação residencial, alguns são parciais, automatizando apenas algumas áreas da residência e outros são totais, onde todos os ambientes possuem algum nível de integração.
Os principais sistemas de automação residencial são:
Iluminação: os sistemas de iluminação inteligente permitem ao usuário programar horários para acender e apagar luzes (por exemplo as luzes do jardim), controlar a intensidade da iluminação, quando utilizadas lâmpadas dimerizáveis, para mudar a ambientação do cômodo, como “modo cinema”.
Climatização automática: os aparelhos de ar-condicionado também podem ser integrados de modo a serem controlados remotamente através de aplicativos, assim o usuário pode, antes mesmo de chegar em casa, já programar a temperatura da residência para a sua chegada.
Sistemas de segurança: atualmente os sistemas automatizados de segurança, como câmeras, sensores de presença e fechaduras eletrônicas estão muito mais acessíveis e podem ser monitorados remotamente através de aplicativos próprios, de modo que o proprietário pode monitorar sua residência e acionar serviços de emergência mesmo longe de casa.
Eletrodomésticos integrados: os eletrodomésticos que antes eram considerados banais, como geladeiras, máquinas de lavar e aspiradores de pó, também podem ser acionados ou monitorados via aplicativo, geladeiras inteligentes são integradas a aplicativos de mercado online, máquinas de lavar e aspiradores são controlados remotamente e avisam quando encerram seus serviços.
Como controlar sistemas de automação residencial?
Embora pareça complicado gerenciar diversos sistemas de automação, como luzes, climatização, eletrodomésticos, segurança etc. A realidade é muito mais simples do que parece.
Os sistemas que são controlados através de centrais de comando próprias podem possuir painéis fixos instalados pela casa, ou controles remotos para gerenciar todas suas funções.
Já os sistemas mais modernos ligados diretamente à internet são todos controlados através de aplicativos controlados por smartphones ou tablets. Por exemplo, o celular xiaomi pode controlar diversos dispositivos através de aplicativos que unificam todos os sistemas em um único lugar para tornar o monitoramento e programação mais cômodos para o usuário.
Uma das grandes vantagens dos sistemas automatizados, além da praticidade, é a economia de energia já que a programação, principalmente das luzes, evita desperdícios, valorização do imóvel e sustentabilidade.







