Ação de Doação de Sangue mobiliza comunidade em Muzambinho nesta sexta-feira
Muzambinho recebeu, nesta sexta-feira (28/11), mais uma importante ação de doação de sangue, iniciativa realizada pelo Clube de Doadores de Sangue de Muzambinho, Santa Casa de Alfenas e Santa Casa de Muzambinho. A coleta, que ocorreu ao longo de todo o dia nas dependências da Santa Casa local, reuniu voluntários e reforçou o compromisso do município com a solidariedade e a saúde pública.
A ação tornou-se possível graças a uma Emenda Parlamentar destinada pelo deputado estadual Luizinho à Santa Casa de Alfenas, garantindo o envio de profissionais especializados para conduzir a coleta. Já a Santa Casa de Muzambinho ofereceu toda a estrutura necessária, além de equipe de apoio para receber os doadores.
O ex-vereador e assessor parlamentar Gilmar Labanca, ao lado do presidente do Clube de Doadores de Sangue de Muzambinho, Toninho Pedreiro, esteve à frente da mobilização que convidou e incentivou a população a participar. Comerciantes locais também se uniram ao gesto solidário: os supermercados São Matheus, São João e Gonçalves contribuíram com o lanche servido aos participantes.
A meta estabelecida para esta edição foi a coleta de 60 bolsas de sangue, que serão encaminhadas à Santa Casa de Alfenas. O material permanecerá à disposição para atender, sempre que necessário, a população de Muzambinho, contribuindo diretamente para o abastecimento do banco de sangue regional.
A organização reforça que ações como esta salvam vidas e dependem da participação constante de voluntários.
“Doe sangue, ajude o próximo e faça a diferença na vida de quem precisa.”
Quem pode doar sangue?
Confira os requisitos gerais para participar das próximas campanhas:
-
Estar em boas condições de saúde.
-
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização).
-
Pesar no mínimo 50 kg.
-
Estar descansado e alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas anteriores à doação).
-
Não estar gripado, com febre ou infecções.
-
Evitar consumo de álcool nas últimas 24 horas.
-
Pessoas com algumas condições de saúde específicas — como determinadas doenças crônicas ou infecções — não podem doar.



































