Minas recebe 62 mil doses de vacina contra vírus sincicial respiratório

Minas Gerais recebeu 62.165 doses da vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), que causa a bronquiolite. O primeiro lote, enviado pelo Ministério da Saúde, foi recebido na Rede de Frio do governo de Minas, no bairro Gameleira, região Oeste de Belo Horizonte, nesta quarta-feira (3).
As doses foram recebidas pelo vice-governador de Minas, Mateus Simões (PSD), e colocadas em um caminhão que iniciou já nesta quarta a distribuição para os 853 municípios mineiros.
O envio será feito pelas 28 Unidades Regionais de Saúde, seguindo critérios técnicos que consideram o número de nascidos vivos por local de residência da mãe. A orientação é que a vacinação seja iniciada assim que o imunizante chegar às salas de vacina, integrada às consultas de pré-natal
A vacina é direcionada apenas para gestantes a partir da 28ª semana de gravidez e consegue evitar a infecção ou minimizar os sintomas em crianças recém-nascidas. Ela tem efeito até os dois anos de idade.
Bronquiolite causou mais de 3 mil internações em MG
Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, só em Minas foram 3.054 internações por bronquiolite neste ano. A doença é uma infecção respiratória aguda comum em crianças pequenas, principalmente menores de dois anos, que inflama os bronquíolos, pequenas vias aéreas nos pulmões.
Geralmente é causada por vírus, como o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), e pode começar com sintomas de resfriado, evoluindo para tosse persistente, chiado no peito, respiração rápida e dificuldade para respirar.
O subsecretário de Vigilância em Saúde da SES-MG, Eduardo Prosdocimi, reforça que a vacina é voltada para gestantes, e não para bebês recém-nascidos, e lembra que a vacina é segura.
“É uma vacina que é eficaz e segura e vai evitar casos graves. É preconizada para as gestantes acima de 28 semanas de gravidez e vai proteger a criança. Vai evitar o óbito, por isso a gente faz o apelo a mamãe e o papai para ir dentro da consulta do pré-natal, dentro do acompanhamento que o governo estado de Minas já fornece por meio do Filhos de Minas, fazer a vacinação para bronquiolite, e com certeza nós vamos evitar óbitos e casos graves no nosso estado”, pontua.
A vacinação é gratuita através do SUS. No caso de gestantes que desejam procurar a rede privada, a dose pode custar cerca de R$ 1,5 mil. Em Belo Horizonte, a prefeitura afirmou que deve divulgar em breve a data de disponibilização das doses.
Fonte: Itatiaia



















