Brasil ganha mais de 1 milhão de novos eleitores para 2026


Mais de um milhão de brasileiras e brasileiros entraram para o grupo de eleitores aptos a votar nas eleições deste ano. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, o número total de pessoas com título regularizado passou de 154 milhões e 290 mil, em maio de 2025, para 155 milhões e 380 mil em dezembro — um salto expressivo, que marca o ritmo de mobilização para o pleito deste ano.
O crescimento reflete tanto a entrada de novos eleitores quanto a regularização de títulos cancelados. O movimento ganhou força após a revisão cadastral promovida no primeiro semestre do ano passado, quando eleitores que estavam há três eleições sem votar perderam o registro. Desde então, muitos voltaram a procurar a Justiça Eleitoral, enquanto outros — em especial os jovens — tiraram o título pela primeira vez.
O aumento foi sentido em todas as regiões do país. O Sudeste teve o maior crescimento absoluto, com mais de 370 mil novos eleitores. Em seguida, vêm o Nordeste, o Sul, o Norte e o Centro-Oeste. Até mesmo o eleitorado brasileiro no exterior cresceu, foram 51 mil registros a mais no período.
Também aumentou o número de eleitores com cadastro biométrico, mais de 2,7 milhões de novos registros entre maio e dezembro.
O prazo para tirar ou regularizar o título continua. Segue até o dia 6 de maio. Depois disso, não será mais possível votar nas eleições de outubro. O primeiro turno está marcado para o dia 4.
Reportagem Katia Maia

















