Chuvas em Minas: número de mortes dobra em menos de 24h e chega a 10


Já são dez vidas perdidas, conforme atualização publicada nesta terça-feira (10) pela Defesa Civil Estadual (Cedec). No boletim, constam os óbitos de quatro pessoas de uma mesma família, na zona rural de Eugenópolis, na Zona da Mata.
Pai, mãe e dois filhos, de 15 e 20 anos, estavam em casa e morreram soterrados. Eles foram atingidos por um deslizamento de terra em meio a um temporal na cidade. Ainda na Zona da Mata, em Muriaé, um homem também morreu soterrado.
A primeira morte por conta das chuvas no território mineiro foi registrada em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em dezembro. Um menino de 5 anos foi atingido por um soterramento provocado por um deslizamento de terra onde morava.
Em nota, o Governo de Minas manifesta solidariedade aos familiares e amigos das cinco pessoas que morreram. Segundo o Estado, as ocorrências foram “prontamente atendidas” pelo Corpo de Bombeiros Militar, que atuou nas buscas nos escombros com apoio das Forças de Segurança. Equipes da Defesa Civil Estadual seguem nos municípios em suporte às Defesas Civis Municipais.
O Estado opera em nível de situação de perigo — nível operacional vermelho — adotado quando há possibilidade de eventos de maior severidade e desastres de grande impacto, com monitoramento permanente das condições climáticas e envio de alertas à população.
A população deve acionar os Bombeiros (193) e a Defesa Civil Municipal (199), com apoio da Defesa Civil Estadual, ao identificar sinais de risco, como alterações estruturais ou trincas em residências.
Mais de 4 mil pessoas fora de casa
Os temporais que atingem o Estado já deixaram cerca de 4,5 mil pessoas fora de casa, entre desabrigados e desalojados.
São 560 desabrigados, pessoas que precisaram deixar as casas e recorrer a abrigos públicos, como escolas ou ginásios, devido a danos ou risco iminente às moradias. E cerca de 4 mil desalojados, aqueles que saíram de casa por causa das chuvas, mas conseguiram se hospedar temporariamente em residências de parentes ou amigos.
Para esta quarta, a previsão do tempo indica possibilidade de chuva forte em praticamente todas as regiões de Minas. Em Belo Horizonte, o dia será de céu nublado, com precipitações e rajadas de vento a qualquer hora. Na capital, a temperatura mínima prevista é de 16°C e a máxima de 27°C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 60% à tarde.
Fonte: Hoje em Dia

















