Carnaval em Minas termina com 22 mortes e 80 flagrantes de excesso de velocidade por hora nas BRs


Vinte e duas pessoas morreram após acidentes nas rodovias federais que cortam Minas durante o Carnaval. O número de óbitos é 15% maior do que o registrado na folia do ano passado. O balanço, apresentado nesta quinta-feira (19) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), considera os registros em seis dias, de sexta (13) a quarta (18).
Os acidentes deste ano foram mais fatais do que em 2025. O número de batidas, atropelamentos e capotagens reduziu, apesar do aumento das mortes. Neste ano foram 137 sinistros e 164 pessoas feridas. Na folia anterior, foram 168 acidentes e 208 feridos.
Multas por excesso de velocidade passam de 11 mil
A PRF destacou que “muitos condutores insistiram em descumprir as leis de trânsito”. As multas por excesso de velocidade chamam a atenção, com 11.469 veículos flagrados pelos radares da corporação acima do limite permitido nas estradas. Na ponta do lápis, a média é 1,911 autuações por dia, ou praticamente 80 por hora.
As ultrapassagens proibidas voltaram a aparecer entre as infrações mais recorrentes, com 1.558 motoristas multados pela manobra irregular – número ligeiramente superior ao registrado no Carnaval anterior (1.532).
Os abusos com a combinação fatal entre alcool e direção também deixam um alerta. Durante a operação, a PRF realizou 13.395 testes do bafômetro e multou 373 motoristas por embriaguez ao volante – quatro deles foram presos por crime de trânsito. Em 2025, haviam sido 409 autuações, também com quatro prisões.
Além disso, 1.356 veículos foram autuados por irregularidades no uso de cinto de segurança ou transporte inadequado de crianças. Ao todo, 25.596 veículos foram fiscalizados e 29.925 pessoas passaram por algum tipo de procedimento de fiscalização durante as ações da PRF no estado.
“Infelizmente os significativos números de autuações, em infrações de alta gravidade, demonstraram que muitos motoristas não deram a sua parcela de contribuição, apesar de todos os esforços da PRF na fiscalização, antes e durante o feriado prolongado”, informou a PRF.
Fonte: Hoje em Dia

















