Circuito Mineiro da Cafeicultura 2026 começa no Sul de Minas


O “Circuito Mineiro da Cafeicultura – Sul de Minas” iniciou a temporada de 2026 nesta quarta-feira (15), em Campo Belo, no Sul de Minas. A série de eventos técnicos, promovidos pela Emater-MG, terá atividades em nove municípios produtores de café do Sul de Minas ao longo do primeiro semestre. Em julho, o evento será interrompido para a colheita do café e retorna à programação no fim do ano.
A primeira etapa aconteceu na Associação Atlética Banco do Brasil de Campo Belo (AABB). O gerente regional da Emater-MG em Lavras, Marcos Fabri, explicou que a temática principal do circuito será “o Futuro e as mudanças climáticas”.
“Todos os anos, os extensionistas fazem uma sondagem nos municípios com produtores, lideranças, comércio e outros profissionais da área para ver quais são os assuntos de maior interesse em cada localidade. Sabendo das dificuldades que os produtores têm encontrado, buscamos levar palestras e assuntos relacionados a esses problemas, a fim de ajudar os cafeicultores no dia a dia”, ressaltou Fabri.
Encontro de Mulheres
A proposta do Circuito Mineiro de Cafeicultura é reunir todos os representantes da cadeia produtiva do café (produtores, traders, comerciantes e cooperativas) para uma troca de informações técnicas.
As próximas etapas serão nesta quinta-feira (16), em Paraguaçu, e na sexta (17), em Perdões. Neste último, o circuito será realizado juntamente com o Encontro de Mulheres Cafeicultoras.
Em abril, também acontecerão eventos nos municípios de Capetinga (23), Boa Esperança (28) e Nazareno (29). A programação conta ainda com etapas em Bueno Brandão (14/05), São João del Rei (10/06) e Careaçu (25/06).
Em 2025, o evento registrou cerca de quatro mil participantes ao longo de todas as etapas. “O público interessado é grande porque as palestras sempre trazem informações relevantes para a atividade. O produtor sai de lá com novos conhecimentos, que podem ser utilizados não apenas individualmente, mas também em ações coletivas e junto ao poder público. Trabalhamos sempre em várias frentes para que o cafeicultor se sinta mais seguro e que tenha com quem contar, como os profissionais da Emater-MG”, argumentou o gerente.
Todos os eventos do circuito são gratuitos e as inscrições podem ser feitas no local do evento.
Etapas do Circuito Mineiro da Cafeicultura 2026 – Sul de Minas
Abril:
- 15/04 – Campo Belo
- 16/04 – Paraguaçu
- 17/04 – Perdões
- 23/04 – Capetinga
- 28/04 – Boa Esperança
- 29/04 – Nazareno
Maio
- 14/05 – Bueno Brandão
Junho:
- 10/06 – São João del Rei
- 25/06 – Careaçu
A programação está sujeita a alterações em razão de imprevistos.
Por Giulia Di Napoli
Fonte: Itatiaia

















