Frente fria deve mudar o tempo no Sul de Minas neste fim de semana, com chuva e queda nas temperaturas

Uma nova frente fria deve provocar mudanças significativas nas condições do tempo em diversas regiões do Brasil nos próximos dias. O sistema avança inicialmente pelo Sul do país e, ao longo do fim de semana, chega ao Sudeste, trazendo chuva, aumento da nebulosidade e uma queda nas temperaturas.
De acordo com informações divulgadas pelo jornal O Tempo, a frente fria começa a avançar nesta quinta-feira (3) pelo Rio Grande do Sul. Na sexta-feira (4), o sistema segue em direção a Santa Catarina, Paraná e São Paulo, com possibilidade de tempestades e chuva em algumas regiões.
Para Minas Gerais, a atenção se volta especialmente para o Triângulo Mineiro e o Sul de Minas. A previsão é de que as instabilidades possam alcançar essas regiões entre a noite de sábado (5) e o domingo (6), marcando uma mudança no padrão de tempo que vinha predominando nos últimos dias.
Muzambinho deve ter mudança brusca entre sexta e domingo
A previsão para Muzambinho acompanha esse cenário de mudança. Nesta quinta-feira (3), o tempo deve permanecer com algumas nuvens, mas sem previsão de chuva, com temperaturas entre 13°C e 25°C.
Na sexta-feira (4), os termômetros devem subir ainda mais, com mínima prevista de 14°C e máxima de 28°C, enquanto o dia deve ter aumento da nebulosidade, mas ainda sem chuva significativa.
A mudança começa a ficar mais evidente no sábado (5). A previsão aponta para pancadas de chuva, principalmente entre o fim da manhã e a tarde, com volume estimado em 17,3 milímetros. As temperaturas devem variar entre 17°C e 26°C.
No domingo (6), a instabilidade deve continuar. A previsão indica possibilidade de chuva rápida durante o dia e à noite, com acumulado estimado em 10,1 milímetros. Além da chuva, a temperatura máxima deve cair para cerca de 22°C, uma diferença significativa em relação aos 28°C previstos para a sexta-feira.
Massa de ar frio deve avançar após as chuvas
Depois da passagem da frente fria, uma massa de ar polar deve avançar pelo país, provocando queda nas temperaturas, especialmente nas regiões Sul e Sudeste.
O frio mais intenso será inicialmente sentido nos estados do Sul, mas o avanço da massa de ar frio também pode influenciar as temperaturas em Minas Gerais nos dias seguintes. A chegada do sistema acontece justamente em um período de transição no início de setembro, quando episódios de calor podem ser interrompidos rapidamente pela passagem de frentes frias.
Para o Sul de Minas, o fim de semana deve ser marcado, portanto, por uma mudança no tempo: depois de dias mais quentes e secos, a região poderá registrar chuva, aumento da nebulosidade e temperaturas mais amenas.
As previsões meteorológicas podem sofrer alterações ao longo dos próximos dias, especialmente em relação aos volumes de chuva e à intensidade da queda das temperaturas.

















