Chuva em modo turbo tem data para atingir 6 estados com até 200 mm nos próximos dias

Uma combinação de fenômenos meteorológicos deve colocar a chuva em modo turbo em áreas de três regiões do Brasil nos próximos dias. Segundo o CPTEC/INPE, a instabilidade ganha força com volumes que podem atingir a marca de 200 mm, trazendo risco de transtornos em diversas localidades. Para acompanhar a evolução do quadro em tempo real, acesse a editoria Tempo e confira os alertas atualizados.
O que está acontecendo
O cenário de instabilidade é provocado por uma série de fatores atmosféricos que atuam de forma conjunta. Inicialmente, áreas de baixa pressão atmosférica favorecem a formação de nuvens carregadas sobre o Sul e o Centro-Oeste. No final desta semana, o avanço de uma nova frente fria deve intensificar as precipitações, espalhando a umidade para o Sudeste.
Além disso, o ingresso de uma massa de ar frio na Região Sul ajudará a manter o tempo instável por um período prolongado, estendendo as chuvas até o início da próxima semana em diversos estados. Esse bloqueio atmosférico impede que a chuva se dissipe rapidamente, elevando os acumulados finais.
Estados e cidades no radar
A previsão indica que os maiores acumulados devem se concentrar entre o Paraná e São Paulo, onde os volumes podem ficar muito acima da média histórica para o mês de setembro. No entanto, a área de abrangência do fenômeno é vasta e atinge pontos importantes do mapa nacional.
| Área Afetada | Previsão de Impacto |
|---|---|
| Paraná | Volumes entre 100 mm e 200 mm |
| São Paulo | Chuva volumosa e muito acima do normal |
| Mato Grosso do Sul | Instabilidade forte a partir de quarta-feira |
| Santa Catarina | Risco de chuva localmente forte |
| Minas Gerais | Foco no Sul de Minas |
| Rio de Janeiro | Aumento da instabilidade no fim de semana |
Cronologia da instabilidade
A instabilidade começa a ganhar corpo nesta quarta-feira (9) e na quinta-feira (10), atingindo principalmente Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Na sexta-feira, o aprofundamento de um centro de baixa pressão sobre o Sul do país reforça as pancadas, que avançam com vigor sobre o território paulista.
Durante o fim de semana, a chegada do ar frio empurra a umidade para o Rio de Janeiro e para Minas Gerais, mantendo o céu encoberto e as condições para chuva persistente até segunda-feira. O risco de temporais isolados acompanha o deslocamento dessa frente fria.
Como se proteger
Diante da previsão de volumes elevados em curto espaço de tempo, há risco de alagamentos pontuais e deslizamentos em áreas de encosta. A recomendação é que a população evite trafegar em vias inundadas e não se abrigue debaixo de árvores em caso de ventos fortes. Em situações de emergência, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
Fonte: O Tempo

















