• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Encontec 2018 reúne mais de 700 pessoas do IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho

Redação17 de abril de 20186min0

A oitava edição do Encontro Tecnológico (ENCONTEC), promovido pelo IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho, no último sábado (07), reuniu 720 pessoas entre produtores e seus familiares, alunos, docentes e expositores em atividades como Dia de Campo, Feira Tecnológica e Minicursos. O evento contou com a presença da coordenadora geral de ensino prof.ª Daniela Ferreira Cardoso, da diretora de Integração do IFSULDEMINAS com a comunidade Roselei Eleotério, do coordenador de Extensão do Campus Muzambinho Renê Lepiani Dias, do representante dos produtores rurais Sr. Valdinei “Maritaca” e do deputado estadual Emidinho Madeira, que foram recepcionados pelos coordenadores do evento, a prof.ª. Ariana Vieira Silva, o discente João Paulo Teodoro Maia; e Prof. Felipe Campos Figueiredo e o discente Leonardo Barboza dos Santos, orientador e presidente da Agrifort Jr., respectivamente.
Com uma programação intensa, a dinâmica de campo começou com visita às estações de café que apresentaram projetos de adubação com a Multifertilizantes Organomineral e a TMF Fertilizantes. Em seguida, os participantes visitaram o Campo Agrostológico sob coordenação do Prof. Francisco Helton de Sá Lima. O público ainda pôde assistir à palestra de Boas Lidas de Manejo com Bovinos coordenada pelo Prof. Marcelo Simão da Rosa. Os participantes ainda conheceram o Laboratório de Qualidade de Café e, posteriormente a lavoura de café sobre a Bienalidade do Cafeeiro, ambos coordenados pelo Prof. José Marcos Angélico de Mendonça.

Na Feira Tecnológica, os alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e Tecnologia em Cafeicultura do Grupo de Estudos em Café (GECAF) serviram o café produzido pelo campus Muzambinho ao público, que também teve a oportunidade de conhecer os itens produzidos pela Cooperativa Escola (COOPAM). Os produtos são fabricados pela Agroindústria, com o apoio de estudantes dos cursos Técnico em Agropecuária, Técnico em Alimentos e Engenharia Agronômica. O Grupo de Estudo em Tecnologia de Alimentos (GETALIM) realizou análise sensorial de cupcake com farinha de uvaia, que é produzida no IFSULDEMINAS-Campus Muzambinho.

O curso de Ciências da Computação apresentou os trabalhos desenvolvidos pelo laboratório de robótica. O curso Técnico em Segurança do Trabalho demonstrou a importância da utilização de EPI e técnicas de segurança no campo. Os estudantes do curso Técnico em Enfermagem realizaram a aferição de pressão, deram dicas de prevenção à IST/AIDS e acompanharam os visitantes nos transportes às estações com kit de primeiros socorros. A Medicina Veterinária expôs seu projeto de anatomia.

A empresa júnior Agrifort, uma das organizadoras do evento, demonstrou os serviços oferecidos à comunidade, como organização de eventos e amostragem de solos. O Grupo de Estudos em Agropecuária (GEAgro) realizou a doação de livros na área de Cafeicultura e Meio Ambiente e de sementes de adubos verdes como aveia branca, crotalaria ochroleuca, nabo forrageiro e tremoço branco.

Após o almoço servido aos participantes, foram ministrados minicursos como Adubos Verde e Ensilagem e Qualidade da Silagem, pelo GEAgro; Cultivo in vitro de Plantas, pelos discentes do Laboratório de Biotecnologia, coordenada pela Prof.ª Priscila Pereira Botrel e Jéssica Azevedo Batista; Custos de Produção na Agropecuária, pela Prof.ª Agda Silva Prado Oliveira; Produção de Espécies Suculentas e Propagação de Orquídeas, coordenadas pela Prof. ª Anna Lygia de Rezende Maciel e Prof. Juliano Francisco Rangel; e Ureias Protegidas, ministrado pelo Prof. Felipe Campos Figueiredo.

Ainda no período vespertino, os professores responderam dúvidas dos participantes presentes na seção “Produtor pergunta e professor responde” e foram sorteados brindes oferecidos pelas empresas Agropet União, Bella Muza, Eloá Presentes, Status Modas, Santini, Roberto Computadores, Dini, Versatille Modas, Brilho da Lua, Gonçalves Supermercado, Billy Country, Morena Flor, ACR Pecuária, Parada da Moda, Padaria Moderna, Padaria Da Fazenda, Solo Fértil, F5 Fotografia, Viva Forever, Rede do Campo e a Associação Comercial e Empresarial de Muzambinho (ACE).

Os parceiros Multifertilizantes Organomineral, Syngenta, TMF Fertilizantes e Tuka Triciclos Agrícolas, além de colaborarem no dia de campo, estiveram presentes na feira tecnológica atendendo toda comunidade. Os organizadores também agradeceram à Gráfica Desarf, 3r Lab, F.5 Fotografia, e Marispan Implementos Agrícolas e o apoio da Cooperativa dos Alunos (COOPAM) e toda infraestrutura cedida pelo Campus Muzambinho.

TEXTO: ASCOM
FOTOS:
Ariana Vieira
George L. Silva
Pedro Pioli

<<< Click Aqui >>> para Fotos registradas pelo muzambinho.com

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *