• loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Muzambinho recebe o II Seminário de Apicultura e Meliponicultura do Sudoeste de Minas e o Festival do Café com Mel

Redação4 de novembro de 20265min0
ezgif-7aabb801a4bad127
Evento começa nesta quinta-feira (5) e reúne palestras, atividades técnicas, oficinas e apresentações de pesquisas, destacando a integração entre a cafeicultura e a criação de abelhas.

Muzambinho será palco, nesta quinta e sexta-feira, dias 5 e 6 de novembro, do II Seminário de Apicultura e Meliponicultura do Sudoeste de Minas Gerais e do I Festival do Café com Mel. A iniciativa reúne produtores rurais, apicultores, meliponicultores, estudantes, pesquisadores e profissionais do agronegócio em uma programação voltada ao conhecimento, à inovação e ao fortalecimento das atividades produtivas da região.

O evento propõe ampliar o diálogo sobre a importância das abelhas para a agricultura, especialmente para a cafeicultura, além de apresentar experiências, pesquisas e tecnologias que contribuem para a sustentabilidade e o desenvolvimento do setor.

Abertura oficial acontece nesta quinta-feira

A programação começa na quinta-feira, 5 de novembro, com a abertura oficial às 19h, no Pavilhão do Festival Café com Mel, localizado na Avenida Dr. Américo Luz.

Na sexta-feira (6), as atividades começam às 7h30, com credenciamento e palestras na Câmara Municipal de Muzambinho. Entre os temas previstos estão cidadania, aplicações e inovação relacionadas ao café e seus subprodutos, produção de cafés especiais, pulverização com drones agrícolas e os desafios da sustentabilidade.

A programação contará com pesquisadores e professores do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, além de representantes de instituições e organizações ligadas à apicultura e à cafeicultura.

Integração entre abelhas e cafeicultura

Um dos destaques do seminário será a discussão sobre como a presença das abelhas pode contribuir para o aumento da produtividade do cafeeiro. O tema será apresentado às 14h, com participação de Marcelo Francisco Ribeiro, da FEMAP, e do Dr. Rubens Marcelo de Castro, da Viva a Abelha.

Também estão previstas oficinas com abelhas sem ferrão, além de apresentações sobre mapeamento de apiários, meliponicultura, condições climáticas para pulverização e diferentes aspectos relacionados ao manejo e à qualidade da produção cafeeira.

Durante a tarde e a noite de sexta-feira, o estande do IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho receberá apresentações de trabalhos desenvolvidos por grupos de estudos e pesquisa da instituição. Os assuntos incluem qualidade do café, fertilidade do solo, cultivares, manejo de pragas, biotecnologia e produção de mudas, entre outros.

Festival do Café com Mel

Paralelamente à programação técnica, o Festival do Café com Mel acontece na Avenida Dr. Américo Luz, com atividades previstas para sexta-feira, das 14h às 22h.

A proposta é valorizar a produção regional, aproximar a comunidade das atividades ligadas à cafeicultura e à apicultura e mostrar como essas duas cadeias produtivas podem caminhar juntas, gerando oportunidades, inovação e desenvolvimento.

A realização do seminário e do festival reforça a vocação de Muzambinho para o agronegócio e a importância da integração entre instituições de ensino, produtores, pesquisadores e entidades representativas do setor.

Programação aberta à participação

O II Seminário de Apicultura e Meliponicultura do Sudoeste de Minas Gerais e o I Festival do Café com Mel representam uma oportunidade para conhecer novas experiências, compartilhar conhecimentos e acompanhar iniciativas que contribuem para o futuro da agricultura regional.

A população, os produtores rurais, estudantes e interessados no tema estão convidados a participar das atividades.

SERVIÇO

Evento: II Seminário de Apicultura e Meliponicultura do Sudoeste de Minas Gerais e I Festival do Café com Mel

Data: 5 e 6 de novembro de 2026 (quinta e sexta-feira).

Abertura oficial: Quinta-feira (5), às 19h.

Local da abertura: Pavilhão Festival Café com Mel – Avenida Dr. Américo Luz.

Atividades de sexta-feira: Câmara Municipal de Muzambinho, no período da manhã, e Pavilhão Festival Café com Mel, a partir das 14h.

Realização: FEMAP, Lavouras & Montanhas, IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho e Prefeitura Municipal de Muzambinho.

Correalização: ACIM.

Apoio: SEBRAE e Sala Mineira do Empreendedor.

A programação completa contempla palestras, apresentações técnicas, oficinas e atividades de integração ao longo dos dois dias.

  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *