• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Fim da colheita, é hora de fazer Análise de Solos e Calagem…

Redação1 de agosto de 20183min0
agro
A análise de solo mostra ao produtor rural toda a vida nutricional e química do solo.

Já se aproxima o fim da colheita do café, e vai chegando a hora de fazer a desbrota do Café se necessário e se programar para os próximos passos no Manejo Adequado da Lavoura Cafeeira, que são as análises de solos, para se programar as adubações futuras de forma agronomicamente correta para a sua lavoura.

Vamos lembrar que nunca deve-se fazer adubações de solo (química) sem fazer as análises de solo.

A Análise de solo deve ser feita de forma correta, pois ao contrario o produtor estará jogando dinheiro fora na adubação de sua lavoura e os adubos químicos custam caro.

A análise de solo mostra ao produtor rural toda a vida nutricional e química do solo, bem como está o seu PH, e se o mesmo necessita de calagem e ou gessagem, e a mesma dá os parâmetros para as próximas adubações nas quantidades exigidas pelo cafeeiro, buscando assim sua produção máxima.

Diante da análise de todos os talhões, o produtor também programa a compra de seus insumos de uma forma mais organizada, compra tudo de uma vez e pode fazer a cotação dos mesmos e buscar um melhor preço no mercado.
Evitando assim desperdícios e ficar comprando adubos picados, ou seja, aos poucos.

Vamos lembrar sempre que o melhor para uma cultura, que no nosso caso é o Cafeeiro é uma adubação Equilibrada, nem a mais e nem a menos.

Não existe mais a pratica de jogar adubo no chão de qualquer maneira, a torto ou a direito, ou jogar o mesmo que o vizinho ta jogando, ou jogar mais em uma adubação e menos em outra, adubação é coisa séria e hoje se trabalha em cima de Ciência e Tecnologia em nossas adubações.

Programe-se e organize-se, coloque tudo na ponta do lápis, pois o sucesso de uma cafeicultura Empresarial, tanto para o pequeno, médio ou grande produtor, ou, qualquer outra atividade na agropecuária depende de Gestão e Organização.

Nunca deixe o certo pelo duvidoso… Organize-se.

Ivaldir Donizetti das Chagas
Prof. História e Quimica
Fitotecnica em Cafeicultura- CREA-MG 160847B

35-991215966 (TIM) WhatsApp
35-999020932 OI
35-35713800 Fixo

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Ovos Rachel
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *