• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

O que esperar de um jovem aprendiz

Redação5 de setembro de 20183min0
educação

Atualmente, essa população de jovens estudantes, que soma acima de 8,5 milhões de integrantes, representa mais do que toda a população de boa parte das nações do mundo. São muitos jovens, e não podem ser atendidos em seu desenvolvimento de qualquer jeito. Eles representam, também, o futuro que se busca para o país, pois são o único fio condutor para a continuidade e evolução da sociedade, como das empresas e seus negócios.

Se é obrigatória a contratação desses jovens como aprendizes, o melhor que as empresas podem fazer é dar o sentido de investimento a cada real destinado ao programa. Para aqueles que trabalham com programas sociais, que objetivam o desenvolvimento comportamental e a inserção de jovens com pouco preparo educacional no mercado de trabalho, verificam com clareza como a grande maioria evolui, com força, desde os primeiros dias até o fim da preparação. É notório e identificável o crescimento que esses jovens alcançam, bastando que seja colocado para eles o que os espera no mundo do trabalho, que conteúdos necessitarão desenvolver e como e onde aplicarão isso profissionalmente.

É visível que vale a pena observar, apoiar e orientar esses jovens com fragilidades educacionais. Se isso ocorrer como deve, aflora competências que pareciam adormecidas, da mesma forma que surgem ânimos que revigoram e os levam a evoluir em suas ambições e na luta por melhor formação.

O fato é que os jovens na condição de aprendizes são digitais, com potencial para serem desenvolvidos e aproveitados pelas empresas. Afinal, não dá para suprir todas as necessidades do meio produtivo contando somente com os bem-preparados. É preciso também saber investir no jovem aprendiz.

Ruy Leal esta presente no mercado há mais de 35 anos, com a atuação em capacitação de jovens para o ingresso no mercado de trabalho e na orientação de profissionais de Recursos Humanos e educadores sobre programas de estágios, coaching e mentoring. Foi Diretor da APARH DF e Conselheiro da APARH SP e é responsável por obras literárias do segmento em diversos países, entre eles é autor dos livros “Condutores do amanhã jovens que entram e dão certo no mercado de trabalho”, “Superdicas para empreender seu próprio negócio”, este também em audiolivro, “Superdicas para o Jovem Escolher Bem sua Profissão” e sua última obra chamada “Jovens Digitais”. Atualmente é Superintendente Geral do Instituto Via de Acesso, organização da Sociedade Civil de caráter sócio-educacional e de assistência social de Interesse Público.

Assessoria de imprensa: Melissa Stranieri

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *