• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • muzambinho.com.br

Ponte para conhecimento, a leitura infantil deve ser incentivada diariamente

Julia Toledo5 de setembro de 20186min0
bdc8c6cf-b725-426a-b1bf-5edaf9e48b85
Contato com livros desde cedo e de forma constante ajuda a fomentar a prática

Um cérebro em desenvolvimento absorve tudo o que lhe é apresentado e forma, no dia a dia, suas preferências, experiências e virtudes. Na primeira infância (até os cinco anos, aproximadamente), o contato com informações, sons, gostos e sentimentos é acolhido de maneira mais rápida, despertando mais ou menos o interesse, a depender do como é apresentado.

Nesse momento, a utilização das palavras, através da leitura de diversos meios, como jornais, revistas, panfletos, placas, informativos, propagandas, entre outros, didáticos ou não, deve ser estimulada por responsáveis e educadores. Atividades de leitura e compreensão são instrumentos essenciais para o desenvolvimento de habilidades mais complexas de pensamento, sendo uma das principais formas de comunicação e conexão entre crianças e o mundo, auxiliando na ampliação do vocabulário, desenvolvimento da linguagem e do pensamento.

“É através da leitura e da reflexão sobre as histórias ou fatos que lhes são apresentados em livros, ou outros portadores de texto, que os alunos são incentivados a construir significado sobre o que leem, estabelecerem conexão com suas experiências próprias e outras leituras e, assim, conquistar novos conhecimentos e desenvolver habilidades”, afirma o diretor acadêmico da Maple Bear Canadian School, Peter Visser.

Preservar o conhecimento
A escola, nesse ínterim, deve constituir espaço de apoio à construção de aprendizagens significativas aos alunos e proporcionar a todos oportunidades para o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e atitudes que os auxiliem a compreender o mundo em que vivem, construir relações de respeito e colaboração, ter o desejo de enfrentar desafios, aprender com os erros e criar hábitos durante toda a vida. Por isso, escolas em que os alunos são incentivados a compreender, aplicar, analisar, sintetizar e criar o conhecimento obtido em diferentes situações e, a partir dessas novas experiências, adquirir novos conhecimento e habilidades são diferenciais no contexto em que vivemos.

Além de passar o conhecimento através das páginas folheadas, cabe ao educador também ressaltar a importância de cuidar e preservar o instrumento (livro), para que esse objeto de conhecimento esteja inteiro e ao alcance de outros. Para isso, além de deixar os livros à disposição dos alunos num canto da leitura confortável e bem iluminado, vale ensinar aos pequenos leitores a cuidar, mantendo as mãos sempre limpas e evitar as rasuras das obras reutilizáveis.

Envolvimento infantil
Para incentivar a atividade e despertar o interesse genuíno, Peter Visser indica propor temas de interesse dos alunos e utilizar estratégias para ativar seus conhecimentos prévios sobre os assuntos, a fim de que estabeleçam conexão com o que é lido. “A adequação das propostas, para que ofereçam desafios em níveis adequados a cada estágio de desenvolvimento do leitor, também é importante”, ressalta o diretor acadêmico da Maple Bear. “Para todas as idades, perguntar e demonstrar interesse pelo conteúdo incentiva os estudantes a valorizar não apenas o livro como o trabalho que o professor faz com ele em classe”, lembra Visser.

Despertando o interesse:
– Escolher o livro mais adequado para a idade da criança;
– Levar em consideração a opinião do pequeno;
– Analisar o melhor local e horário para leitura (optar por ler em um momento e lugar tranquilos);
– Dar exemplo ao manter o hábito da leitura;
– Incentivar o pequeno a criar e imaginar histórias;
– Oferecer opções diversas, e apropriados para acesso livre;
– Conversar sobre os conteúdos e contextualizar ao momento atual ajuda na absorção da mensagem.

Maple Bear Canadian School
Com origem em North Vancouver, British Columbia, Canadá, e com mais de 300 escolas em 16 países, atendendo um total superior a 35.000 crianças e adolescentes, a Maple Bear Canadian School é um dos líderes mundiais em educação bilíngue, oferecendo ensino Infantil, Fundamental e Médio de alta qualidade fundamentado nas práticas que posicionam a educação canadense entre as melhores do mundo. As escolas Maple Bear proporcionam um sistema de aprendizagem centrado no aluno, em um ambiente seguro e estimulante, despertando a paixão por aprender ao longo de toda a vida. No Brasil, a Maple Bear Canadian School está presente em todas as regiões do país com mais de 100 escolas. Para mais informações sobre a Maple Bear, acesse www.maplebear.ca, maplebear.com.br.

 

Fonte: Camila Guesa

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *