• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Instituto Federal de Minas Gerais recebe estudantes de 16 estados para Obap 2018

Redação17 de setembro de 20184min0
OBAP2018-Abertura_25_de_57
Cerimônia de abertura foi realizada no centro de convenções do Campus Bambuí

Começou na noite desta sexta-feira, 14 de setembro, a fase presencial da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (Obap). Nesta oitava edição, os estudantes viajaram para a cidade de Bambuí, região Centro-oeste de Minas Gerais, onde o evento está sendo sediado, pela primeira vez, no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). As 50 equipes participantes da final foram recepcionadas durante a cerimônia de abertura, que contou com a presença do diretor-geral do Campus Bambuí, Rafael Bastos Teixeira; do pró-reitor de Ensino do IFMG, Carlos Bernardes Rosa Junior; e do diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Luciano Pereira Carvalho.

“Mais que uma competição, a Obap é uma etapa da formação de vocês como cidadãos”, afirmou o diretor-geral Rafael Bastos. “Realizar o evento em Bambuí é motivo de orgulho, já que nosso campus começou ofertando um curso de tratorista”, declarou, ao contar que trouxe a olimpíada para o IFMG para que ela fosse parte integrante das comemorações do aniversário de 50 anos do campus, completados em agosto de 2018. “Que vocês possam compartilhar o conhecimento e que esse seja um momento de mistura do saber”, completou.

Já o pró-reitor de Ensino, Carlos Bernardes, destacou a importância da agropecuária para o Brasil e do papel fundamental dos cursos técnicos nessa área na formação e valorização dos Institutos Federais. “É muito importante que o ensino da agropecuária seja valorizado, pois é através de vocês que o futuro e o presente do país estarão garantidos. O IFMG se sente engrandecido em recebê-los”, afirmou.

A cerimônia teve sequência com as apresentações culturais de algumas das equipes participantes. Já é tradição que, no primeiro dia, a organização da Obap abra espaço para os estudantes apresentarem músicas, poemas, danças e vídeos característicos de suas regiões. A animação dos alunos de Iguatu, município do interior do Ceará, chamou a atenção. Depois de enfrentarem uma viagem de sete horas de ônibus até Fortaleza, dois voos com duração total de cerca de cinco horas, e mais quatro horas de ônibus entre Belo Horizonte e Bambuí, eles ainda tiveram fôlego para entoar poema e música em homenagem ao estado nordestino. “Essa é nossa segunda participação e agora viemos mais preparados”, contou o aluno Mateus Chagas de Lima, da equipe Agrocearense.

Em 2018, 200 participantes de 16 estados estão na fase presencial. Cada equipe é formada por três alunos e um professor-orientador. A competição é dividida em duas categorias: uma que premia os estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio e outra voltada para os cursos técnicos subsequentes. Idealizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas, a Obap tem o apoio do Ministério da Educação, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Cooperativa Regional de

Clique na foto para acessar a galeria completa no Flickr!

OBAP 2018 - Abertura

 

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *