• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Grupo da América Latina visitam Cafés de Montanha do Sul de Minas.

Redação23 de setembro de 20183min0

O Extensionista da Emater/MG, Clovis de Piza, responsável pelo Programa Certifica Minas Café em Muzambinho e cidades vizinhas, foi um dos técnicos da Emater que acompanhou o grupo.

Na sexta-feira, 14/09, a Emater recepcionou e coordenou visita de missão com técnicos e cafeicultores da América Latina ligados ao movimento do comércio justo (Fair trade) em seus países. Foram escolhidas propriedades representativas para conhecimento de tecnologias adaptadas à cafeicultura de montanha, principal objetivo do grupo naquele dia.

Em Nova Resende visitaram a propriedade da família Barbosa Fernandes, onde o Sr. Carmo mostrou e comentou sobre o uso de terraços, as facilidades e dificuldades no manejo em lavouras montanhosas quando submetidas a essa técnica.

Em seguida deslocaram até a propriedade da família Miranda, onde o Sr Antônio e seu filho Alessandro, atual presidente da Coopervitae, mostraram técnicas como espaçamentos, mecanização dos tratos culturais, manejo pós colheita, recolhimento em big bags e pesagem do café na lavoura, diminuindo custos e esforço dos trabalhadores.

Durante a visita foram realizadas demonstrações dos triciclos agrícolas produzidos pela JC, que despertou grande interesse em função da característica dos produtores daqueles países.

Estava previsto visita na propriedade do Sr. Heli, em Muzambinho, porém a chuva, muito bem vinda, impediu o deslocamento do ônibus.

Estavam representantes da Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Guatemala, Costa Rica, El salvador, Nicarágua e México.

A Emater se sentiu honrada e agradece aos produtores e à equipe que coordenou a missão pela confiança na organização das visitas e à Paola, consultora CLAC (Fair Trade), que coordenou o grupo durante a visita e possibilitou a comunicação, realizando a tradução das conversas.

Pela EMATER-MG estiveram presentes o Sr. Willem, gerente regional, Guaxupé, e Clóvis, Muzambinho e Cristina,. Escritório Nova Resende.

Informações e Fotos: Clóvis de Piza
EMATER-MG / Muzambinho
Programa Certifica Minas Café

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *