Bovespa fecha em queda de mais de 2%
O principal índice da bolsa brasileira, a B3, fechou em forte queda nesta quinta-feira (8), com uma bateria de resultados corporativos no radar, entre eles Banco do Brasil, BRF e CSN, enquanto investidores seguiram atentos a notícias da transição de governo.
O Ibovespa caiu 2,39%, a 85.620 pontos. Veja mais cotações.
A ação do Banco do Brasil teve queda mais de 2%, após divulgar lucro de R$ 3,17 bilhões no 3º trimestre. A Petrobras recuou quase acima de 3%, enquanto a Vale ficou recuou em torno de 0,6%.
As ações da CSN fecharam em queda após subiram mais cedo. A companhia anunciou um avanço no lucro do terceiro trimestre, para R$ 752 milhões.
No cenário externo, o Federal Reserve (Fed, banco central norte-americano) manteve nesta quinta-feira (8) as taxas de juros na faixa de 2% a 2,25%. A decisão já era esperada pelo mercado. Uma alta só está prevista para dezembro, destaca a Reuters.
A eleição parlamentar dos EUA também seguiu no radar dos investidores, ainda de acordo com a agência. O Partido Democrata conquistou a maioria da Câmara dos Representantes pela primeira vez em oito anos. O resultado das eleições legislativas significa uma derrota parcial para o presidente Donald Trump, já que o seu partido, o Republicano, ampliou sua vantagem no Senado.
Internamente, a expectativa ficou por conta da formação da equipe econômica do governo Jair Bolsonaro e pelas atividades do Congresso Nacional.
No dia anterior, o Ibovespa caiu 1,08%, aos 87.714 pontos.
Fonte: G1.com.br