Conta de Luz: Bandeira tarifária deve ficar verde por muito tempo, afirma ONS
por Laís Lis, G1 — Brasília
O diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata Ferreira, afirmou nesta quinta-feira (6) que o atual volume dos reservatórios das usinas hidrelétricas permite avaliar que a bandeira tarifária permanecerá no patamar verde por “muito tempo”.
Criado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza o custo da energia gerada, possibilitando aos usuários reduzir o consumo quando a energia está mais cara.
O funcionamento das bandeiras tarifárias funciona da seguinte maneira: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.
Segundo o diretor do ONS, o nível dos reservatórios das principais usinas hidrelétricas deve fechar o ano de 2018 acima do de 2017.
“As notícias são todas boas. A expectativa é de bandeira verde por muito tempo”, afirmou Barata nesta quinta-feira.
A bandeira deste mês está na cor verde.
— Foto: Arte/G1
Dados do ONS mostram que em dezembro de 2017 os reservatórios do Sudeste e Centro-Oeste, que concentram as maiores usinas hidrelétricas do país, estavam em 22,58%. Hoje, esses reservatórios estão em 25,69% da sua capacidade.
Com a previsão de mais chuvas, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) divulgou que a bandeira de dezembro será verde, ou seja, não haverá cobrança extra na conta de energia.
Bandeira tarifária em 2018
Saiba como foi a bandeira tarifária neste ano:
- Janeiro: verde
- Fevereiro: verde
- Março: verde
- Abril: verde
- Maio: amarela
- Junho: vermelha 2
- Julho: vermelha 2
- Agosto: vermelha 2
- Setembro: vermelha 2
- Outubro: vermelha 2
- Novembro: amarela
- Dezembro: verde