• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Felicitações ao Pe. José Luiz Gonzaga do Prado, que hoje celebra 84 anos de aniversário natalício.

Redação11 de janeiro de 20194min0
Pe. José Luiz Gonzaga do Prado
Pe. José Luiz nasceu em Paraguaçu no dia 11 de janeiro de 1935.

Filho de Abel Horta do Prado e Ana Cândida do Prado. Iniciou seus estudos de Humanística no Seminário Menor em Guaxupé e os estudos de Filosofia no Seminário Coração Eucarístico de Jesus em Belo Horizonte.

Concluído os estudos de filosofia na capital Mineira, José Luiz foi enviado para Roma onde estudou teologia na Pontifícia Universidade Gregoriana. Era costume as dioceses enviar seminaristas para cursar teologia em Roma. Recebeu a ordenação sacerdotal no dia 25 de outubro de 1959, pelas mãos de Dom Antônio Mazarrotto, na Capela do Colégio dos Lassalistas, em Roma. Contava apenas com 24 anos de idade. Adotou como lema de sua ordenação “Para levar aos homens a salvação em Jesus Cristo”.

Acatando o pedido de Dom Frei Inácio, que prosseguisse com os estudos, matriculou-se no Pontifício Instituto Bíblico de Roma, onde fez mestrado em Sagrada Escritura.

De volta ao Brasil, Pe. José Luiz foi vigário cooperador de Mons. Trajano Lemos Barroco na Basílica de Nossa Senhora da Saúde em Poços de Caldas e desenvolveu alguns trabalhos em Guaxupé, residindo no Palácio Episcopal.

Em 05 de abril de 1970, foi nomeado por Dom José de Almeida, pároco da Paróquia de Santa Rita de Nova Rezende e de São Benedito de Petúnia (Distrito de Nova Rezende). Exerceu seu ministério na Paróquia de Santa Rita por quase 40 anos, vindo a renunciar no dia 11 de janeiro de 2010. Após sua renúncia continuou a residir em Nova Rezende.

Após a renúncia de Dom José de Almeida, foi nomeado Vigário Capitular e conduziu a diocese até a chegada de Dom José Alberto. Na diocese desenvolveu inúmeros trabalhos. Incentivou a implantação das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e desde 1983 é o assessor diocesano. Entre os anos de 2008 a 2014 colaborou na implantação do Grupo de Reflexão Bíblica o qual fornece material para a realização dos encontros até nos dias atuais. Sempre é requisitado para realizar estudos bíblicos nas paróquias, assessorar encontros setoriais, diocesanos e extra-diocesanos.

Recebeu das mãos de Dom José Geraldo Oliveira do Valle o título de Monsenhor Prelado de Sua Santidade. Nunca fez uso deste e tampouco faz questão desta distinta honraria. Os que convivem com ele sabe perfeitamente os motivos para não aceitar a distinção prelatícia.

Pe. Zé Luiz, como gosta de ser chamado, é um incansável estudioso das Sagradas Escrituras. Lecionou Bíblia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto por 24 anos. Desde 2007 leciona Introdução à Sagrada Escritura no Seminário Diocesano São José (Propedêutico) em Guaxupé e a partir de 2013 passou a integrar o grupo de professores da Faculdade Católica de Pouso Alegre. Escritor de vários livros, sempre diz que sua intenção foi despertar nas pessoas o gosto pela Palavra de Deus.

Na altura invejável de seus 84 anos, Pe. José Luiz goza de saúde perfeita e muito ânimo de vida. Dirigindo, as vezes em alta velocidade, percorre cerca de 500 km por semana para lecionar Sagrada Escritura. Seu testemunho de vida é vasto. Reflete bem o seu compromisso assumido: levar aos homens a salvação em Jesus Cristo, sobretudo os mais pobres.

Texto: Equipe da Pascom de Nova Resende

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *