• Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Emater/MG reúne produtores para discutir e aprender sobre cafeicultura sustentável

Redação8 de fevereiro de 20193min0
O Dia de Campo aconteceu no bairro da Condessa na Área Rural de Cabo Verde, no Sitio Santa Barbara, onde à 32 anos a Família do Sr. Ednilson e dona Sirlene produzem Café.

A tarde de campo foi organizada pelos extensionistas da Emater/MG, e teve como objetivo ajudar no manejo e capacitar os produtores da agricultura familiar no cultivo de café de forma sustentável, e é uma das apostas para continuar a produzir grãos de qualidade preservando o meio ambiente explica Sandra Silva.

Na propriedade foram montadas quatro estações o monitoramento fito-sanitário e nutricional que auxiliam na produtividade e ajudam nas práticas de acompanhamento de pragas que foram apresentados por Clovis Pizza.

Já a nutrição equilibrada do cafeeiro que mantem a qualidade das plantas e ajuda o produtor a economizar com produtos. A mecanização das lavouras cafeeiras é o grande desafio do Sul de Minas, a topografia de montanha que dá as características únicas das bebidas dos grãos produzidos na região também são um fato que aumentam os custos com a lavoura. Uma solução para os produtores foi apresentada de forma que a mecanização chegue ao cafezal que fica nos topos dos morros.

Ter uma maior rentabilidade é o objetivo de Susana Santos, cafeicultora que faz questão de aprender sempre sobre qualidade e mercado. “Sempre estou em busca de conhecimento e ferramentas que possam nos ajudar a diminuir custos”, afirma Susana.

Para Marcos Carvalho da Asprocafé, o encontro foi importante pois mostrou como a sustentabilidade agrega valor na hora de comercializar a safra.

A tarde de campo de café sustentável foi possível com o apoio institucional da Prefeitura e Câmara de Cabo Verde, apoio da Cooxupé, patrocínio de multifertilizantes, Grão Verde – Armazéns Gerais, Vital Force e JC Moto Triciclos Agrícolas.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *