• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Muzambinho recebe primeiro curso de Torra de Café do Senar Minas

Redação20 de fevereiro de 20193min0
Para Rogério Benassi que também está aprendendo mais sobre torra, explica” há dois anos deixei de vender café Commodity.

Para aprofundar o conhecimento sobre cafeicultura e atender à uma demanda crescente, o Senar Minas lançou o curso de Torra de Café. A turma piloto está sendo realizada em Araponga, município com vocação cafeeira, com a participação de 11 produtores rurais. O treinamento começou nesta segunda (18) e segue até esta quarta-feira (22).

Para participar, o pré-requisito é que o aluno tenha feito o curso de Classificação e Degustação de Café. “O objetivo é aprofundar na parte teórica e, especialmente, na prática. A proposta é trabalhar os conceitos principais e desenvolver os mesmos cafés em diferentes perfis de torra e poder avaliar o resultado”, explicou o instrutor Gilmar Reis.

Para Gilmar, este é um mercado com potencial e em expansão, mas é necessário ir além da técnica e buscar conhecimento sobre comercialização. “Produtores e filhos de cafeicultores querem conhecer melhor o café e o ponto de torra. Também há cafeterias que estão começando a torrar o próprio café. Para aumentar a lucratividade da cadeia cafeira não não basta torrar para agregar valor. Tem que ter conhecimento para vender esse café. É preciso força de venda, fazer degustação e abrir o mercado”, orientou.

O mobilizador do Senar em Muzambinho, Marcos
Bruno dos Santos que também é o engenheiro agrônomo do Departamento de agricultura da prefeitura enfatiza “ os cursos fazem parte do incentivo a formação e melhoria de renda das propriedades que tem na cafeicultura sua principal fonte de renda.”

Para a cafeicultura Suzana Santos que já comercializa seu café com a marca São Domingos, “ temos que assumir a parte de comercialização e aprender sobre a produção também temos feito um investimento constante na qualidade”, complementou.

A cafeicultora Silvana Silva , que tem marca própria atua na produção de cafés especiais no município e pretende agregar valor ao negócio. “A torra é muito complexa e esse treinamento está esclarecendo muitas dúvidas”, contou.

Já a barista Debora Mafra,que atende ao café Muzambinho, que trabalha na área há mais de 20 anos e já fez diversos cursos. “Toda oportunidade de buscar conhecimento sempre é importante.”, disse.

Para Rogério Benassi que também está aprendendo mais sobre torra, explica” há dois anos deixei de vender café Commodity.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *