• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com

19/03 – Dia do Artesão foi comemorado com viagem a Porto Ferreira…

Redação20 de março de 20196min0
ArtesoesPFerreira
Para comemorar a data, há dois anos os artesãos de Muzambinho, Juruaia, Guaxupé e Guaranésia e Cabo Verde fazem uma viagem técnica e de compras a cidade paulista de Porto Ferreira.

Por Valeria Vilela

Nesta terça-feira, 19 de março, foi celebrado o Dia do Artesão, uma homenagem aos profissionais que com as mãos transformam matéria prima em peças de decoração, móveis e utilidades domésticas. A data é escolhida por ser o Dia de São José, padroeiro dos carpinteiros e artesãos.

“Uma oportunidade para conhecer a diversidade de produtos, a cidade é muito rica em termos de técnicas e produtos finais,” explica Dirlei Tinós, artesã de Muzambinho.

A visita é uma forma de conhecer também as lojas que vendem e expõem artesanato do Brasil inteiro. Uma boa oportunidade para conhecer as várias formas de artesanato e conversar, com os comerciantes e com o consumidor final explica Vanderli de Faria de Cabo Verde.

Entre as várias técnicas que os artesãos conheceram nas visitas, citamos o reaproveitamento de aço e madeira, o reuso de lacres de latinhas, papel machê, tecelagem e o bordado. “Eu não conhecia o reaproveitamento de tambores e barris para a confecção de pias. Achei muito interessante a técnica e o custo que o produto final é comercializado”, enfatizou Valdeci da Silva que viajou junto com a esposa Rossana de Cássia.

A cidade de Porto Ferreira tem tradição na produção de cerâmica artística e decorativa. A primeira fábrica de louças foi fundada no começo do século passado. O setor cresceu e virou vocação econômica. Atualmente, de acordo com dados da ACEPF – Associação Comercial e Empresarial de Porto Ferreira são 70 fabricantes e lojas são mais de 200 estabelecimentos e 5 mil empregos diretos e indiretos.

Tatiana Carla e Patricia Lázaro estão em uma parceria para eventos e festas e a viagem foi para comprar novidades para oferecer aos cliente em Muzambinho: “estamos sempre atualizando os produtos . Dando opções diferentes para as festas e eventos que realizamos, disse Tatiana”.

Já para Denise Carpejani a viagem foi de investimentos: “como faço jantares nas residências aproveitei a viagem para adquirir produtos de decoração que foram encomendados por quem contrata meus serviços.”
Também foi possível conhecer o ACEPF Mobile, um aplicativo desenvolvido para consultas ao Serviço Central de Proteção ao Crédito, explicou dona Valda Granjeiro, a mais experiente artesã do grupo, que há mais de 60 anos produz peças artesanais e recentemente aderiu as redes sociais para comercializar seus produtos.
Para Silvana Souza Leite, a viagem é uma oportunidade de reforçar e aumentar relacionamentos, “ conhecemos muitas pessoas e sempre aprendemos alguma coisa. Porto Ferreira é uma cidade que recebe muitos compradores é uma oportunidade de melhorar contatos para futuras vendas. “
A artesã Andréia Garcia da cidade de Juruaia que desenvolve bordados, aprecia as novidades que encontra nas missões técnicas e aplica em seus trabalhos. Maria dos Santos, a “Santa”, que desenvolve técnicas com tingimento natural está sempre em busca de inovações e não perde nenhuma oportunidade.
A empresária Maria Auxiliadora que trabalha com tecelagem manual também aproveitou a viagem para buscar diversificação de produtos.
O grupo, formado por artesãos empreendedores realiza missões técnicas em diferentes locais com objetivos específicos. A cada viagem são conhecidos inovações no setor, compras de matérias primas, ampliação de relacionamentos e trocas experiências.

Suzana Santos e Mirian Godoi, empresárias de Muzambinho participaram da viagem pela primeira vez. Para Suzana Santos “foi uma oportunidade incrível de conhecer mais de perto o trabalho dos nosso artesão, que fazem um trabalho belíssimo”. Já Mirian Godoi de Muzambinho e Lucineide , a Tuka de Guaranésia
investiram em artigos de decoração para os centros estéticos, “a beleza tem quem estar presente também no ambiente, diz Tuka. E complementando, fala Mirian “ quando chegamos numa sala decorada e arrumada temos a sensação de bem estar, o ambiente bonito faz parte do nosso trabalho.”

A origem do Dia do Artesão (19/03)
Os artesãos comemoram sua data no dia de São José, padroeiro da categoria. A Bíblia usa a palavra “tekton”, que quer dizer “aquele que trabalha com as mãos”, para descrever a atividade do pai de Jesus Cristo, e que ele ensinou ao filho.(fonte: Sebrae)

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *