• muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Artesãs de Muzambinho participam de encontro regional…

Redação26 de março de 20193min0
Por Valeria Vilela - Texto e Fotos

As artesãs de Muzambinho Rosana Maria Alves( Zana), Maria Helena Carli e Célia Guida  participara da 1ª Semana do Artesão de Guaxupé e Região, que foi organizada pelo  Núcleo  Na abertura do evento no Teatro Municipal Arlete Souza Mendes Zana  falou sobre  “ Tradição  e Futuro” e como  o designer de moda  mudou sua relação com o fuxico, também explicou um pouco sobre  seu trabalho de capacitação e pesquisa na área têxtil.

Maria Helena Carli produziu peças para a exposição e levou o trabalho que lhe rendeu o premio agulha de ouro no concurso nacional de artesanato em Fortaleza. No encerramento Maria Helena , que é  instrutora das oficinas dos Cras de Muzambinho ensinou  pontos básicos de bordados. Para Ana Maria Martins, Diretora Departamento de Ações Sociais do CRAS o evento é “ um momento de interação e fortalecimento dos vínculos entre os artesãos da região, em Muzambinho o Cras oferece além das oficinas, que ampliam e melhoram a auto estima,uma apoio emocional para as pessoas que gostam de fazer artesanato.’

Segundo Cláudia Melo, da comissão organizadora, o evento superou as expectativas. “Todas as oficinas  ficaram com lista  espera. A intenção  foi mostrar aos artesãos que é possível melhorar o trabalho com a utilização das técnicas. Muita gente vê o artesanato como reciclagem, mas é possível produzir materiais de qualidade”, explica Paula, “Em Muzambinho temos os teares manuais.”

No foyer do Teatro Municipal , Célia Guida levou um tear e peças produzidas por artesãs de Muzambinho, que deixou os visitantes encantados. Foi possível ver a diversidade de produtos manuais feitos em Guaxupé: bonecas e bijuterias em terracota; bordados e toalhas de crochê delicadas e com 100 anos de existência; colchas de fuxico, cobertas de tricô, abajur com a técnica do fusing; as miniaturas de animais entalhadas na madeira; caixas decoradas com decoupage, entre outros. Além de Guaxupé, participam artesãos de Guaranésia e Muzambinho.

A palestra de abertura foi ministrada por Geiza Buzelin, consultora do Sebrae Minas, que falou sobre o valor do objeto artesanal e o evento também contou com a participaçao de Luiz Pianetti artista plástico, artesão e vice-presidente da Federação  dos Artesãos de Minas Gerais e Presidente do  Centro de Artesanato Mineiro. A primeira semana do artesão de Guaxupé e região aconteceu de 19 a 22 de março.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *