• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Dep Arantes cobra assistência da Vale para os pequenos produtores rurais

Redação17 de abril de 20194min0
ArantesValeProdRur
A Vale não tem dado a atenção necessária aos atingidos, sendo omissa diante do tamanho dos problemas.

O deputado estadual Antonio Carlos Arantes (PSDB), participou nesta terça-feira (16/04), da reunião da Comissão de Agropecuária e Agroindústria que debateu a situação dos produtores rurais atingidos pela tragédia em Brumadinho. Além dos deputados estavam presentes representantes de produtores rurais de Brumadinho, prefeitura de Brumadinho, e de entidades interessadas, como a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais – Seapa, EPAMIG, Sebrae, e um representante da Vale. Na reunião, produtores atingidos pela tragédia ambiental ocorrida em janeiro deste ano, falaram sobre a falta de assistência da Vale em relação ao acontecido, não disponibilizando o suporte necessário para que esses produtores voltem às suas atividades.

Adriana Aparecida Leal Nunes, produtora rural de Brumadinho, falou como o desastre atingiu a ela e toda a sua família: “Nossa horta foi totalmente atingida, o que modificou a vida de cerca de 15 pessoas, inclusive minha família que trabalhava no local, hoje está todo mundo parado, nossa renda parou totalmente. Hoje, nossa produção está debaixo da lama, além disso, não temos mais como produzir, pois, nossas estruturas também estão debaixo da lama. Da nossa horta, saia diariamente dois caminhões de verdura, que distribuía a produção para 22 lugares diferentes. Essa é a realidade de quase todas as demais hortas que também foram atingidas. Hoje, estamos em pleno desespero, por que nós perdemos tudo, perdemos nossos sonhos, o nosso dia-a-dia, a nossa produção e renda. Estamos sem chão, e as dívidas continuam chegando, e não podemos fazer nada sobre isso”, desabafou Adriana.

Já para Pascoal Moreira Filho, presidente da associação de produtores rurais do município de Brumadinho, é preciso criar oportunidades para que o pequeno produtor possa voltar a produzir, e assim, voltar a constituir sua renda. “Brumadinho é muito grande e tem muita estrutura a ser explorada. Esse apoio vindo de vocês [deputados] está nos ajudando muito. Nós que fomos afetados indiretamente estamos parados no mesmo lugar, porque a barragem rompeu o caminho de passagem que nós tínhamos. O que precisa ser pensado é o prolongamento dessas ações, para manter as pessoas trabalhando, para manter o ganho. O dinheiro não nasce, tem que ser produzido, é retirado do suor, e precisamos ter a oportunidade de ganhar esse dinheiro”, finalizou o presidente.

O Deputado Arantes recebeu com grande tristeza as falas dos produtores que desde a tragédia, não conseguem mais produzir, tendo que viver dependendo de ações da Vale, que, embora seja uma empresa que trouxe grande crescimento econômico para Minas Gerais ao longo dos anos, não está lidando de forma ágil com a situação.

“A Vale não tem dado a atenção necessária aos atingidos, sendo omissa diante do tamanho dos problemas. Sendo a responsável por esse crime, não tem se preocupado em, pelo menos, ressarcir os prejuízos e dar a atenção que esses produtores merecem. Me coloquei à disposição, como já fiz em outras oportunidades, para cobrar junto aos órgãos competentes as respostas e resultados necessários para auxiliar às famílias produtoras atingidas”, afirma o Deputado Arantes.

Assessoria de Comunicação – Deputado Estadual Antônio Carlos Arantes

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *