Receita Federal amplia atendimento eletrônico e cria serviço via chat
O Prefeito Sergio Paoliello, fez a abertura e deu as boas-vindas aos participantes do encontro realizado na sede da prefeitura de Muzambinho. A Receita Federal apresentou, nesta quarta-feira, (17) as novidades no atendimento ao contribuinte. Entre as melhorias foi criado o atendimento on-line por meio de chat (sala de bate papo) para regularizar débitos do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF). O chat também servirá para empresas e estará disponível dentro do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). O serviço começou a ser disponibilizado em 8 de abril, explica Valmir Benicio da Receita Federal de Guaxupé.
A reunião de capacitação foi realizada no centro avançado de atendimento ao consumidor de Muzambinho, que fica dentro do prédio administrativo da prefeitura. E reuniu contadores de Muzambinho, Juruaia, Cabo Verde e Monte Belo.
Neste primeiro momento, o chat vai oferecer a regularização dos débitos. Tendo pendências, o contribuinte poderá interagir com o servidor nosso. Serão serviços relacionadas ao Imposto de Renda, como parcelas não paga, parcelas pagas de forma indevida, declaração em atraso — disse o atendente do posto da Receita, Adriana Vieira.
De acordo com dados da Receita Federal, no ano passado, foram 210 mil atendimentos sobre imposto devido. De acordo com o Fisco, porém, ainda não será possível o contribuinte tirar dúvidas por meio desse chat sobre as regras de declaração do Imposto de Renda. A expectativa é de que esse serviço esteja disponível até o fim de 2019.
Com as novidades, o órgão espera reduzir os atendimentos presenciais. No ano passado, foram 15 milhões de atendimentos nas unidades da Receita Federal espalhadas pelo país.
Para Célio Sales, um dos mais experientes profissionais do setor na região “a ideia é que o contribuinte não precise ir mais nas unidades, com os serviços sendo feito de forma remota. São servidores da Receita já capacitados e preparados para o serviço, disse. ”
Cadastro no e-CAC
Para utilizar o Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), o contribuinte precisará ter um código de acesso gerado na própria página da Receita ou o certificado digital emitido por autoridade habilitada. Para gerar o código, terá de informar o número do recibo de entrega das declarações de Imposto de Renda dos dois últimos exercícios.
Por meio desse serviço, também é possível verificar eventuais pendências e acompanhar a situação da declaração do Imposto de Renda.
Serviço:
Centro Avançado da Receita Federal em Muzambinho
Prédio Anexo da Prefeitura Municipal, na Rua Fausto Martiniano, 25, Centro
Receita Federal Guaxupé
Av. Dona Floriana, 1522 – Catetos, Guaxupé –