IFSULDEMINAS promove encontro para discussão sobre a Política de Inovação

Redação25 de abril de 20194min0
IMG_0434
Encontro para discussão sobre a Política de Inovação

Com o objetivo de instituir a política de inovação e aprimorar a gestão dos processos que orientam a geração de inovação e transferência de tecnologia, em consonância com as prioridades da Política Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação, a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (PPPI/NIT) do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) promoveu um encontro para a construção da Política de Inovação do IFSULDEMINAS.

Sediado pela Reitoria e transmitido simultaneamente por meio do Canal TV IFSULDEMINAS aos demais campi, o encontro reuniu servidores dos campi e da Reitoria nesta quarta-feira, 24 de abril, e trouxe palestras com professores do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e da Universidade Federal de Minas Geral (UFMG).

De acordo com a diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Cristina Lúcia Janini Lopes, “o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações publicou um decreto que regulamenta o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação e traz a expectativa de desburocratizar as atividades de pesquisa e inovação no país. As novas regras criam mecanismos para integrar instituições científicas e tecnológicas e incentivam investimentos em pesquisa. Dessa forma, trouxemos servidores de instituições que já passaram por esse processo para transmitir esse conhecimento e, assim, podermos construir a política do IFSULDEMINAS de forma colaborativa e compartilhada”, enfatizou a diretora.

Palestras

Em um primeiro momento, os servidores do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Neimar de Freitas Duarte, Edilson Nolaço dos Santos e Rafael Marazzi de Oliveira falaram sobre importância da inovação e da pesquisa, como trabalham a inovação na instituição e, por fim, sobre como se deu a construção da política no IFMG. “A nossa política foi uma construção com vários atores. Começamos na Reitoria, com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), com a apresentação para todos os setores. Depois de um primeiro rascunho, nos reunimos com um representante de cada campus para a construção do documento. Após essa etapa, a política passou pela consulta pública e em seguida foi apresentada no Colégio de Dirigentes e, agora, será levada para apreciação no Conselho Superior”, explicou Duarte. O professor falou ainda sobre a importância de que a comunidade esteja envolvida na construção da política. “Ela trará um amparo legal para todas as ações de pesquisa e inovação e abre muitas portas. A partir do conhecimento do que já foi feito, cada instituição deve encontrar o melhor caminho para construir sua política, se adequando a realidade”, finalizou Duarte.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS.
Fonte: IFSULDEMINAS.

 

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *