• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com
  • muzambinho.com.br

Arantes participa da abertura da safra mineira de cana

Redação3 de maio de 20194min0
ArantesSafraCana
A cada ano a cana se consolida como um grande produto sustentável, de onde se aproveita praticamente tudo.

O vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), deputado Antonio Carlos Arantes, participou na sexta-feira (26/04/19) da abertura da Safra Mineira de Cana 2019/2020, em Uberaba, na Fazenda Tejuco, de propriedade do empresário José Francisco dos Santos, que tem 60 mil hectares plantados.

A solenidade contou com as presenças da ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina; do secretário-executivo, Marcos Montes; da secretária de Estado de Agricultura, Ana Maria Valentini; dos senadores Rodrigo Pacheco e Carlos Viana; do presidente do Sistema Sebrae, Carlos Melles; do presidente do Sistema Faemg, Roberto Simões; do prefeito Paulo Piau, além de produtores, prefeitos, vereadores e outras autoridades.

De acordo com dados apresentados pela Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) e pela Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), a safra mineira de cana-de-açúcar deve crescer aproximadamente 3% em 2019/2020, considerando que a safra passada foi de 63 milhões de toneladas.

O deputado Antonio Carlos Arantes saudou os produtores: “A cada ano a cana se consolida como um grande produto sustentável, de onde se aproveita praticamente tudo, e o etanol como combustível limpo, cada vez mais procurado no mercado. Minas Gerais e o Brasil só têm a ganhar com o crescimento desse setor, que sempre apoiamos e defendemos na Assembleia Legislativa”, ressaltou.

A ministra Tereza Cristina também elogiou o setor sucroenergético: “Este é forte porque tem lideranças fortes e porque gera muitos empregos”. A ministra Tereza Cristina anunciou que o novo Plano Safra será lançado no dia 12 de junho e que não faltará recurso para a agricultura brasileira em nenhum dos programas já existentes. Ela deu uma boa notícia para o setor sucroenergético ao revelar que o MAPA está trabalhando para aperfeiçoar o Programa Nacional dos Biocombustíveis (RenovaBio). O programa do Ministério de Minas e Energia tem o objetivo de reconhecer o papel estratégico dos biocombustíveis e impulsionar a produção de diferentes fontes de energia no Brasil.

CRISE DO CAFÉ

O deputado Antonio Carlos Arantes aproveitou o encontro com a ministra Tereza Cristina para cobrar do governo federal uma política de apoio também à cafeicultura, que passa por uma crise devido à queda no preço do café: “Esse grande pilar da nossa economia merece atenção especial do governo, nesse momento difícil. Toda a cadeia produtiva está envolvida e estamos com milhões de empregos comprometidos. O governo tem que se posicionar para ajudar o setor”, destacou Arantes.

Em resposta, a ministra Tereza Cristina se comprometeu a discutir a situação com os outros órgãos do governo federal e buscar uma solução o mais rápido possível.

Texto: Juvenal Cruz Junot
Assessoria de ComunicaçãoDeputado Estadual Antônio Carlos Arantes

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *