Campus Muzambinho é OURO na Etapa Estadual do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Redação20 de junho de 20193min0
O Campus foi representado pela professora Cristina Lúcia Janini Lopes.

No dia 18 de Junho, em Belo Horizonte, aconteceu a cerimônia do prêmio SEBRAE de Educação Empreendedora, e o IFSULDEMINAS, Campus Muzambinho, recebeu a medalha de OURO na categoria Ensino Profissional.

De acordo com a organização do prêmio, foram recebidos 107 trabalhos. Desses, 87 passaram para a banca examinadora. Quem recebe o OURO representa Minas Gerais na Etapa Regional. A data da premiação da etapa regional ainda não foi definida.

O tema desta edição do prêmio foi Exploratórium – Professores que Inspiram!, tendo por objetivo buscar, identificar, estimular, reconhecer e divulgar as melhores práticas da educação empreendedora no Brasil.

O levantamento dessas práticas de ensino foi apresentado na forma de caso (relato), descrevendo as atividades realizadas e os resultados alcançados, de modo que sirvam de exemplo e estímulo para outras instituições de ensino promoverem uma educação voltada ao empreendedorismo de seus alunos.

O relato do Campus Muzambinho foi construído pelos professores Cristina Lúcia Janini Lopes, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, Renato Aparecido de Souza e Gustavo Botrel.

Os professores reuniram ações do Clube de Empreendedorismo durante o período de 2013 a 2019, incluindo a Semana de Empreendedorismo (Empreenda), Startup Universitário, atividades realizadas junto às disciplinas de empreendedorismo dos cursos, ações de extensão, atividades junto ao Escritório de Inovação (Elitt) e trabalhos de TCCs nessa área.

Nos últimos anos, os Professores e TAEs ligados ao clube e à área de empreendedorismo, de forma geral, sonharam, construíram, buscaram inspirar estudantes e outros professores, e reconstruíram caminhos que pudessem de alguma forma provocar uma mudança de comportamento e contribuir com uma prática inspiradora para todos os jovens que fazem parte do ecossistema.

Acreditar que a criatividade empreendedora é tão importante quanto os próprios conteúdos disciplinares é motivo de perseverança dessas ações.

Para a Diretora de Desenvolvimento Educacional, Aracele Garcia de Oliveira Fassbinder, é gratificante ver como o empreendedorismo tem se fortificado no nosso campus.

“Participar da escrita do relato nos fez refletir e nos motiva a seguir em frente, mesmo diante das dificuldades que encontramos pelo caminho”, conclui a Professora Aracele.

Publicação: ASCOM – Campus Muzambinho

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *