• muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • loja.muzambinho.com

Crea fiscaliza mineradoras de Caldas e Poços desde a última segunda-feira, 08/07…

Redação10 de julho de 20193min0
BarragemPoços
Serão fiscalizados 19 empreendimentos do setor minerário, principalmente barragens de contenção de rejeitos.

Entre os dias 8 e 12 de julho, de segunda a sexta-feira desta semana, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG) fará uma Fiscalização Regional Dirigida (FRD) especializada na mineração nas cidades de Poços de Caldas e Caldas. Serão fiscalizados 19 empreendimentos do setor minerário, principalmente barragens de contenção de rejeitos.

O foco da FRD será no quadro técnico das empresas, verificando a presença do responsável técnico pelos projetos, construção, operação e monitoramento de barragens, assim como o responsável pela manutenção em guindastes, gruas, elevadores e gaiolas, além da regularidade de licenças ambientais e do Relatório Anual de Lavra (RAL). O supervisor da Fiscalização da Região Sul, Edson de Souza Leite, explica que o objetivo da ação é atualizar e sistematizar as informações relativas às responsabilidades técnicas declaradas por profissionais do Sistema Confea/Crea na prestação de serviços técnicos ligados à mineração. “Vamos verificar o exercício profissional no âmbito da engenharia garantindo que profissionais legalmente habilitados e com atribuições compatíveis estejam, efetivamente, à frente das atividades técnicas”, detalha.

O gerente de Fiscalização do Conselho, engenheiro eletricista Nicolau Neder, detalha que a fiscalização do órgão verifica o exercício da engenharia, da agronomia e da geociência por um profissional legalmente habilitado, com a devida Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) de desempenho, de cargo e função, e/ou obra e serviço. A especialização da fiscalização na mineração, implantada em 2018, aplica procedimentos específicos e acompanha atividades técnicas onde se faz necessária a presença de profissionais habilitados. “Com objetivo principal de proporcionar segurança à sociedade, e considerando que as atividades técnicas fiscalizadas pelo Sistema Confea/Crea são desenvolvidas nas mais diversas áreas dos empreendimentos da cadeia produtiva, o Crea-MG implantou um sistema de fiscalização específico, segmentando cada área. Nesse caso, a mineração”, explica o gerente de Fiscalização do Conselho, engenheiro eletricista Nicolau Neder.

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *