• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com

Alunos viajam à Coreia do Sul para representar o Brasil na 13ª IESO

Redação23 de agosto de 20193min0
ifCoreiaIeso
Os estudantes Guilherme Teixeira Simões e João Augusto Vilas Boas dos Santos Gonçalves, do campus Muzambinho, embarcaram para a Coreia do Sul neste dia 22 de Agosto, onde se juntaram à equipe que representará o Brasil na 13ª IESO.

O evento é uma Olimpíada Científica Internacional promovida pela International Geoscience Education Organization (IGEO), onde participam os melhores alunos selecionados através de Olimpíadas nacionais.

O IFSULDEMINAS será representado pelos dois estudantes e pelos mentores Professor Marco Aurélio Dessimoni Dias (campus Muzambinho) e o Técnico-administrativo Rafael Gomes Tenório (Reitoria). Também integram a Delegação os alunos Luís Eduardo Siqueira Freitas (IFTM-Campus Uberaba) e Ednaldo de Souza (IFPI-Campus paulistana).

De acordo com a equipe, o momento financeiro colocou a viagem em risco, mas isso não interrompeu as preparações que vinham sendo realizadas.

Durante os meses anteriores, os alunos se empenharam em levantar fundos que ajudassem a custear a participação no evento, o que fizeram através de financiamento coletivo e buscando colaboradores e parceiros.

Para se preparar para a Olimpíada em si, participaram de atividades teóricas e práticas ministradas pelo Professor de Geografia do Campus Muzambinho, Moisés Almeida, que os orientou sobre temas como topografia, formação de solos e identificação de rochas e espécies minerais.

“Professor Moisés, além de seu conhecimento na área de Geografia, contribuiu compartilhando as experiências que vivenciou na IESO de 2015, que à época havia sido realizada na cidade de Poços de Caldas” – Disse o mentor Marco Aurélio.

Os alunos também passaram por curso de inglês instrumental ministrado pelo CELIN (Centro de Ensino de Línguas) do Campus Muzambinho, onde receberam treinamento personalizado com aulas semanais ao longo dos últimos meses.

Quanto à viagem em si, o aluno Guilherme mostrou-se otimista em conhecer novas culturas, pois há muitos exemplos e experiências que podem ser adaptadas para nossa própria realidade.

“Somos do interior de Minas Gerais e estamos indo para o outro lado do mundo representar o Brasil. É bastante gratificante, e é também uma grande responsabilidade” – Acrescentou.

João Augusto, por sua vez, ressaltou que um dos frutos positivos dos preparativos é o contato com a língua inglesa, o que permite que absorvam o máximo da experiência que experimentarão na Coreia, onde se reunirão com delegações de todo o mundo. “Entendo que essa é uma oportunidade que poucos alunos têm. É uma experiência única” – Disse.

Professor Marco Aurélio, mentor da equipe, destacou ainda a importância da participação da equipe na IESO, e espera que isso motive outros estudantes brasileiros a participar da OBAP “Nossa expectativa é ver cada vez mais estudantes brilhando nas Olimpíadas Nacionais, principalmente na OBAP e, quem sabe, nas próximas edições da IESO”.

Texto: ASCOM – Campus Muzambinho // Fotos: Luiz Fernando Bocoli

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho
  • Ovos Rachel

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *