• loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • Muzambinho.com

Escola de Muzambinho está entre as três finalistas na etapa nacional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Redação17 de setembro de 20195min0
IFMuz-1280x850
Minas Gerais tem três instituições de ensino que irão representar o estado na etapa nacional do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora.

Na categoria ensino fundamental, está a Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro, de Montes Claros. Na categoria profissional, está o Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus Muzambinho. E na categoria ensino superior, o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). Os vencedores nacionais serão conhecidos durante o Seminário ConheCER 2019, no dia 8 de outubro, em Florianópolis, Santa Catarina.

A Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro foi selecionada com o projeto “Ler é Crescer”. A coordenadora pedagógica Luciene Marta de Oliveira conta que o projeto nasceu em 2014 para promover a leitura entre os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. “Desde 2007, vínhamos realizando ações para incentivar o hábito da leitura, mas nem sempre com resultado satisfatório. Até que criamos o ‘Ler é Crescer’ com uma proposta empreendedora, pois entendemos que a leitura é, por si só, um grande empreendimento para as crianças. Ao mesmo tempo em que as estimulamos a se relacionar com os livros de forma prazerosa, buscamos despertar comportamentos empreendedores e cooperativistas”, relata Luciene.

A cada livro lido, as crianças aprendem novos valores humanos e participam de diversas atividades, como a venda de contos e histórias reescritos na livraria do projeto e apresentação de peças teatrais. O Ler é crescer também tem em sua metodologia uma moeda social, o Leuro, para valorizar a leitura. Assim, quanto mais os alunos leem, mais acumulam leuros, que podem ser utilizados ao final de cada etapa em compras no Shopping Bom leitor.

Já o Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Sul de Minas Gerais foi selecionado com o projeto “Clube de Empreendedorismo”. A iniciativa foi criada em 2013, com a proposta de promover eventos e experiências curriculares que inspirassem ações empreendedoras inovadoras nos cursos do instituto, além de criar oportunidades de vínculo entre empreendedores regionais e o campus, rumo à busca de soluções para problemas locais e regionais. “Um grupo de professores viu na educação empreendedora uma forma de abrir oportunidades de aprendizado integrado aos estudantes, indo além de conceitos puramente técnicos, promovendo experiências que inspirassem ações empreendedoras e inovadoras”, explica a professora Cristina Lúcia Janini Lopes.

Por fim, o Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) conquistou a vaga na final com o projeto “Educação 5.0: Surfando pelo futuro da Aprendizagem”. O projeto interdisciplinar desafiou estudantes dos cursos de Pedagogia e Engenharia Elétrica a desenvolverem produtos educacionais a serem utilizados em oficinas pedagógicas na educação infantil, levando-os a refletir sobre como poderiam inovar e contribuir com a comunidade.

“Temos a inovação no nosso DNA e todo um ecossistema voltado para o empreendedorismo dentro da Unipam. Acreditamos que a educação empreendedora não comporta estereótipos. Independentemente da carreira escolhida, todo profissional deve ser disruptivo, empreendedor, inovador e atento às demandas sociais para se destacar no seu mercado”, destaca a professora Adriene Sttéfane Silva.

Etapa Nacional

O Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora foi criado com o objetivo de estimular, reconhecer e divulgar práticas de educação empreendedora aplicadas em instituições de ensino de todo o país. Dessa forma, visa identificar iniciativas, atividades, projetos que estão sendo desenvolvidos nas salas de aulas, que estimulem a atitude empreendedora entre os estudantes.

A etapa nacional da premiação será realizada no dia 8 de outubro, durante o Seminário ConheCER 2019, em Florianópolis/SC. Essa será a 3ª edição do evento, promovido pelo CER – Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora. São 60 finalistas de todo o país, e, na ocasião, serão anunciados os 12 ganhadores nacionais (1º, 2º e 3º lugares de cada categoria – fundamental, médio, superior e profissional).

Finalistas de Minas Gerais

Categoria Fundamental
Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro (Montes Claros/MG)

Categoria Profissional
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – Campus Muzambinho.

Categoria Superior
Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM

Fonte: afolheregional.com

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *