• Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com
  • Muzambinho.com

Doença grave e pouco conhecida pode atingir quem usa lentes de contato

Redação24 de setembro de 20196min0
olhoImagem124
Conheça a infecção causada por um protozoário que pode levar a perda da visão e, até mesmo, da córnea

Um tipo de infecção ainda desconhecido da maioria das pessoas está começando a preocupar oftalmologistas. Trata-se de uma doença chamada ceratite, especificamente a que é causada por um protozoário de nome científico Acanthamoeba spp. e atinge, na maioria dos casos, quem usa lentes de contato. A procupação dos médicos é justificada pela facilidade de contágio e pelos problemas sérios que essa infeccção pode causar, podendo levar, inclusive, à perda do globo ocular.

oftalmologista Denise de Freitas, do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e professora da Escola Paulista de Medicina (EPM) alerta que os casos diagnosticados de Acanthamoeba spp. não são raros: “Hoje, atendemos de dois a três pacientes por semana, o que é um número muito alto”, afirma a especialista em entrevista à versão brasileira do site da emissora britânica BBC.

Ainda de acordo com a médica, esse é o pior tipo de infecção que uma pessoa pode ter nos olhos. Após o tratamento, 25% dos pacientes terminam em situação de cegueira parcial ou total, e outros 25% necessitam de transplante de córnea; em alguns casos, inclusive, não há, sequer, possibilidade de cirurgia, resultando em substituição do globo ocular por próteses de acrílico ou vidro, informa a BBC.

Além desses problemas, a infecção por Acanthamoeba spp. pode provocar outras doenças oculares, como glaucoma, catarata, inflamação da retina e queda da pálpebra. Alguns pacientes podem, também, desenvolver depressão por causa das consequências gravíssimas da doença.

Denise de Freitas lamenta, na entrevista à emissora britânica, que as pessoas infectadas com ceratite causada pela Acanthamoeba spp. buscam ajuda médica tardiamente – cerca de dois meses após o início dos sintomas, em média, e isso dificulta o tratamento. Segundo a oftalmologista, o diagnóstico é difícil e, quanto mais rápido os medicamentos começam a ser administrados, mais chances os pacientes têm de se recuperar, assim como ocorre com a maioria das doenças.

Sintomas

Os principais sintomas da ceratite provocada por Acanthamoeba spp. são muito semelhantes aos de uma conjuntivite, por isso, é extremamente importante buscar atendimento médico ao sentir desconforto, ardência, coceira, sensibilidade à luz e lacrimejamento, independente de ser nos dois olhos ou somente em um.

Além disso, a especialista do CBO e da EPM destaca que esses sintomas pioram muito com o passar do tempo, consequentemente provocando dor aguda ao ponto da pessoa infectada passa a ter dificuldade de fazer atividades cotidianas, como dormir, trabalhar e, até mesmo, se alimentar.

Causas

Curiosamente, a infecção por Acanthamoeba spp. ocorre, principalmente, numa situação que é corriqueira: exposição à água, independente de qual é a origem (torneirachuveiropiscinabanheira, etc.) . Vale lembrar, novamente, que a doença atinge, sobretudo, quem usa lentes de contato. Isso ocorre porque o protozoário causador do problema se instala no produto, ainda com mais facilidade se forem lentes gelatinosas, de acordo com a BBC. Portanto, é fundamental retirar as lentes ao ter contato com água e somente lavá-las com produtos específicos para essa finalidade, sempre seguindo corretamente as instruções de uso.

Keila Monteiro de Carvalho, professora da Faculdade de Ciências Médicas (FMC) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), recomenda, ainda, outros cuidados para evitar a infecção: substituir diariamente a solução de limpeza das lentes, trocar o estojo a cada três meses e ficar atento ao prazo de validade determinado pelo fabricante das lentes, substituindo-as antes do vencimento.

Outro fator de risco é não higienizar corretamente as mãos antes de tocar nas lentes, informa a emissora britânica.

Tratamentos

De acordo com a professora da FMC e da Unicamp, o tratamento da ceratite provocada por Acanthamoeba spp. é realizado por meio de colírios e, além de longo, ainda não é totalmente eficaz. Alguns desses medicamentos sequer existem no Brasil, e precisam ser importados da Europa ou dos Estados Unidos, explica a especialista à BBC.

Ainda em entrevista à emissora britânica, a especialista diz que o mapeamento genético do protozoário causador da doença, que foi realizado recentemente, deve nortear o surgimento de novos tratamentos.

Fonte: Encontro BH

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Ovos Rachel
  • Aki Tem Muzambinho

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *