• Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • muzambinho.com.br
  • loja.muzambinho.com

Escolas mineiras farão provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica

Redação24 de outubro de 20192min0
escolasMineiras1214
Resultados dos exames que serão aplicados na próxima semana auxiliam no aprimoramento de políticas educacionais

A partir da próxima segunda-feira (28/10), a atenção das escolas mineiras estará voltada para a aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A avaliação do Ministério da Educação é o principal instrumento de diagnóstico da qualidade educação básica. A combinação de notas do exame com os dados de fluxo (aprovação, reprovação, abandono) dá origem ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os exames serão realizados até 9 de novembro.

Os resultados do Saeb refletem os níveis de aprendizagem dos estudantes, além de representarem um diagnóstico da política educacional. É o que ressalta a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Geniana Faria. “O Saeb é uma importante ação que nos permite conhecer a realidade educacional de cada uma das escolas e aprimorar, ou até mesmo propor, políticas públicas mais assertivas baseadas em evidências”, observa.

As provas serão aplicadas aos estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e 3º ano do ensino médio. As avaliações contemplam as disciplinas de língua portuguesa e matemática. Para os alunos do 2º ano do ensino fundamental, a aplicação será de forma amostral.

Mobilização

Segundo Geniana Faria, é importante que os professores mobilizem e discutam com os estudantes a importância de participação na prova. Para que o estado tenha o resultado divulgado, é preciso garantir a participação mínima de 80% dos estudantes informados no Censo Escolar 2019 em cada etapa de ensino avaliada.

Fonte: Agência Minas

  • Muzambinho.com
  • Muzambinho.com
  • Aki Tem Muzambinho
  • Ovos Rachel

Deixe um Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados com *